São Paulo, quinta-feira, 08 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EMPREGO
Programa previa mais vagas
Idéia da campanha de FHC não sai do papel

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso animou-se com o programa francês de oferta de trabalho para jovens -parcela da população mais afetada pelo desemprego-, mas não conseguiu ainda tirar do papel programa com nome idêntico incluído em seu próprio programa de governo da reeleição, o ""Avança Brasil".
O documento, que reúne as promessas de campanha de FHC em 1998, destaca um capítulo ao programa ""Meu primeiro emprego". Ali, ele se comprometia a criar ""oportunidades de trabalho" para cerca de 600 mil jovens entre 14 e 24 anos durante o segundo mandato, que vai até 2002.
A importância dada ao programa era explicada pelo próprio ""Avança Brasil": os jovens entre 15 e 24 anos são aproximadamente a quarta parte da população economicamente ativa e detêm os mais altos índices de desemprego nas regiões metropolitanas.
FHC propunha jornadas especiais para os jovens até 18 anos, que pudessem ser conciliadas com a frequência à escola de ensino médio e profissionalizado.
A iniciativa mais próxima dessa proposta começa a ser debatida no Congresso: um projeto de lei prevê a contratação de ""aprendizes" na proporção de 5% a 15% do número de trabalhadores de cada estabelecimento. Outra medida do prometido programa seria estimular a concessão de estágio remunerado a estudantes.
Durante a passagem pela França, no início da semana, onde demonstrou preocupação com temas sociais, FHC disse que poderia vir a copiar o programa ""Primeiro Emprego" daquele país.
No programa da reeleição, FHC não faz nenhuma referência à redução da jornada de trabalho, definida atualmente pela Constituição em até 44 horas por semana.
A intenção do presidente é, ao contrário, limitar ao mínimo os dispositivos da legislação trabalhista para que patrões e empregados possam negociar com mais liberdade acordos que reduzam o número de demissões.


Texto Anterior: Congresso: Comissão da Câmara aprova código de ética
Próximo Texto: Eleições: Kapaz é o vice de Erundina
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.