São Paulo, sábado, 08 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Entenda a atual crise entre Banco Central e mercado

DA REDAÇÃO

A atual crise que provocou alta do dólar, queda da Bolsa e aumento no risco-país nesta semana ganhou impulso no dia 31, quando entrou em vigor regra fixada pelo governo que mudou critérios de rentabilidade dos fundos de investimentos. Esses fundos investem recursos, principalmente, em títulos da dívida pública.
Pela ordem do Banco Central, os títulos passaram a ser contabilizados por seus valores de compra e venda no mercado, em vez de considerar o rendimento esperado dos papéis.
Como o mercado aguarda possíveis mudanças nos juros e tem dúvidas quanto à política econômica que será adotada pelo futuro governo, em especial em caso de vitória da oposição, os títulos públicos com vencimento a partir de 2003 vinham sofrendo desvalorização. Como consequência, tais fundos, expostos à nova regra, apresentaram queda de até 5%.
Com isso, na segunda o dólar iniciou trajetória de alta, a Bovespa caiu, e o risco-país, índice que mede a confiabilidade que os investidores têm na economia, subiu. Para tentar acalmar o mercado e levar as instituições financeiras a comprar títulos públicos, o BC trocou títulos com vencimento entre 2004 e 2006 por papéis com resgate no início de 2003.
A operação não tranquilizou os investidores -anteontem, o dólar chegou ao seu valor mais alto desde novembro de 2001, e o risco-país atingiu o maior patamar desde outubro. Ontem, o cenário teve ligeira melhora devido à boa recepção no mercado de discurso do presidente do BC, Armínio Fraga, e a rumores de que José Serra (PSDB) subiria em pesquisas.



Texto Anterior: Rumo às Eleições: Soros diz que EUA irão impor Serra e que Lula seria o caos
Próximo Texto: Perfil: Megainvestidor especulou com crises globais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.