São Paulo, terça-feira, 08 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004

Pré-candidato tucano a prefeito de São Paulo visita obras com governador, que elogia ex-ministro na televisão

Na TV e na rua, Serra se cola a Alckmin

JULIA DUAILIBI
DA REPORTAGEM LOCAL

A menos de um mês do início oficial da campanha eleitoral para a Prefeitura de São Paulo, o PSDB começou a ligar a imagem do ex-ministro José Serra à do governador paulista Geraldo Alckmin.
Nos últimos dias, o pré-candidato à sucessão paulistana pelo PSDB visitou obras do governo do Estado e participou de eventos ao lado do governador. Na sexta-feira, Serra e Alckmin caminharam pelo centro. Ontem, almoçaram em um restaurante popular do governo na zona norte.
À noite foi a vez de os dois serem as estrelas durante os 20 minutos do programa de TV do PSDB. Entre imagens de obras do governo do Estado na capital, Alckmin elogiou Serra, "homem experiente e preparado que deixou sua marca por onde passou".
De acordo com pesquisa Datafolha, divulgada no último dia 24, o desempenho do governador é considerado ótimo/bom por 53% dos eleitores da capital. O percentual, no entanto, é menor que o registrado em dezembro de 2003, quando 58% avaliavam a gestão do tucano como ótima/boa.
Ainda segundo a sondagem, 27% dos moradores da capital poderiam votar num candidato que recebesse o apoio do governador.
"Serra é do PSDB. Do PSDB do [governador Mário] Covas [1930-2001], do Geraldo Alckmin", declarou o locutor do programa.
Enquanto a estratégia do PSDB será ligar a imagem de Serra ao governo Alckmin, o PT irá explorar os pontos considerados fracos da administração tucana em São Paulo, como a segurança pública.
Alckmin é um dos nomes mais cotados dentro do PSDB para disputar a Presidência da República em 2006. Com a entrada de Serra na disputa municipal de outubro, o caminho para o governador fica mais livre, uma vez que a tendência natural do ex-ministro passa a ser agora o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Críticas sutis
O programa deu cutucadas indiretas na prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), pré-candidata à reeleição. Introduzidas com a frase "a competência faz a diferença", foram apresentadas obras do Estado contra enchentes, um dos pontos mais mal avaliados da gestão Marta. "Mais uma diferença", segundo o locutor, foi a queda de impostos estaduais.
"Com obras e baixando os impostos, estamos fazendo a nossa parte para gerar empregos e ajudar o Brasil", disse Alckmin.
O locutor disse que Serra "jamais perdeu a humildade do paulistano da Mooca" e que sempre "falou de igual para igual, sem arrogância, com muito respeito".
E Serra completou: "Quem conduz os destinos da nossa cidade precisa ser uma espécie de gerente, que defenda a cidade e que tenha orgulho dela. Mas que jamais seja uma pessoa orgulhosa, prepotente com os outros".
O programa mostrou a vida política de Serra, mas não citou a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela Presidência da República em 2002. O filmete foi elaborado pela GW Comunicações, que fez a campanha de Alckmin para o governo do Estado na eleição passada e que deverá produzir a de Serra neste ano.
Ontem foi a segunda vez em uma semana que Serra almoçou em um restaurante popular estadual. Na primeira vez, foi acompanhado por uma equipe de TV.


Texto Anterior: Janio de Freitas: Ah, que coincidência
Próximo Texto: PL apóia Marta só se "o governo se empenhar"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.