São Paulo, segunda-feira, 08 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

39% aprovam administração tucana

DA REPORTAGEM LOCAL

A aprovação ao governo de Geraldo Alckmin (PSDB) oscilou negativamente em comparação com a última pesquisa Datafolha. Está em 39% o percentual de eleitores que caracterizam sua administração como ótima ou boa, contra 42% que o faziam em 14 de maio.
Não é possível dizer que a aprovação efetivamente caiu porque, na pesquisa anterior, a margem de erro era de três pontos percentuais para mais ou para menos -ou seja, no limite, a avaliação poderia estar em 39% em maio. A atual margem de erro é de dois pontos percentuais.
A oscilação negativa de Alckmin ocorreu a despeito de uma maciça campanha publicitária paga pelo governo estadual, em que eram listadas medidas de impacto na segurança pública, tema que será dominante na campanha e onde Alckmin enfrenta seus maiores problemas.
A aprovação ao tucano, no entanto, já foi menor. Em junho de 2001, 34% do eleitorado achava a administração boa ou ótima.
O índice dos que consideram o governo regular passou de 38% em maio para 43% agora.
Já a fatia dos que desaprovam seu governo permaneceu estável. Agora, 14% dos entrevistados consideram o mandato do tucano, candidato à reeleição, ruim ou péssimo, contra 15% - que está dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais.
A pesquisa mostra que uma parcela considerável dos eleitores declarados do próprio Alckmin não aprova seu governo.
Dos entrevistados, 32% dos que pretendem reeleger o tucano consideram sua administração regular, e 1% a avaliam como ruim ou péssima. Isso indica que um terço do eleitorado do tucano é suscetível ao assédio de adversários.
Chama a atenção ainda a popularidade de Alckmin entre os simpatizantes do PMDB -partido coligado aos tucanos na esfera federal, mas que tem candidato próprio (Fernando Morais) em São Paulo-, entre os quais obtém 55% de aprovação, apesar de o partido no Estado ser comandado por um oposicionista, o ex-governador Orestes Quércia.
A nota média de Alckmin de 0 a 10, dada pelos entrevistados, ficou em 5,9, mesmo número do levantamento anterior.


Texto Anterior: Datafolha/SP: Maluf está 18 pontos à frente de Alckmin
Próximo Texto: Tuma continua na liderança na corrida ao Senado; Quércia é o 2º
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.