São Paulo, segunda-feira, 08 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DATAFOLHA/MG

Deputado tucano tem 38% das intenções de voto, 9 pontos à frente do atual vice-governador, Newton Cardoso

Com apoio de Itamar, Aécio é líder em MG

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Câmara dos Deputados, Aécio Neves (PSDB), lidera a pesquisa de intenção de voto para o governo de Minas Gerais, com 38%. Ele é seguido pelo atual vice-governador, Newton Cardoso (PMDB), com 29%, o que indica uma eleição bastante polarizada.
Em um distante terceiro lugar, há empate técnico entre dois candidatos de partidos de esquerda, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Margarida Vieira (PSB) recebe 6% das intenções de voto, enquanto Nilmário Miranda (PT) tem 4%.
Dos entrevistados, 11% disseram que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos e 12% ainda não sabem em quem votar.

Pontos fortes e fracos
Aécio apresenta sua melhor performance entre os eleitores na faixa dos 45 aos 59 anos de idade, com 44% das intenções de voto. Ele também se sai bem no eleitorado mais rico, obtendo 53% das intenções de voto no segmento que tem renda familiar mensal de mais de R$ 2.000.
O pior desempenho do tucano está na faixa de menor escolaridade. Ele obtém 34% no eleitorado que tem até o primeiro grau completo.
O tucano lidera no eleitorado de todos os partidos, mesmo nos de seus adversários diretos. Ele registra 32% entre os simpatizantes do PT, em empate técnico com Newton, que tem 29%. O candidato oficial do PT registra 12% neste segmento.
Entre os eleitores declarados do próprio PMDB, Aécio recebe 42% das intenções de voto, estando numericamente à frente do atual vice-governador, que tem 40%. Em razão da margem de erro, no entanto, há empate técnico.
No eleitorado simpatizante dos pefelistas, que indicaram o vice de Aécio, o tucano lidera com mais folga. Ele tem 47% das intenções de voto, contra 28% de Newton.
Entre os que avaliam positivamente o mandato do atual governador, Itamar Franco, também há empate técnico entre os dois mais bem colocados.
Aécio, apesar de tucano, recebeu apoio público de Itamar, que foi eleito pelo PMDB e atualmente está sem partido.
Entre os que consideram que o governador faz um trabalho ótimo ou bom, 37% declaram voto no presidente da Câmara, enquanto 36% demonstram simpatia por Newton.
Apesar da identificação de Itamar com Aécio, a faixa do eleitorado que rejeita o governo estadual tende a "punir" mais o atual vice. Newton recebe 24% das intenções de voto dos que avaliam como ruim ou péssima a atual administração. Aécio obtém 36% nessa faixa.

Rejeição
O maior problema da candidatura de Newton Cardoso deve ser sua taxa de rejeição. O atual vice, que já foi governador, não receberia o voto de 37% dos entrevistados. É mais do que o dobro da taxa de rejeição de Aécio, que está em 18%.
O melhor desempenho do peemedebista está no eleitorado mais jovem. Entre os que têm de 16 a 24 anos de idade, Newton tem 35%, em empate técnico com Aécio, que registra 36%.
Já suas maiores dificuldades se encontram na faixa de eleitores que têm de 45 a 59 anos de idade, em que atinge 23% das intenções de voto, contra 44% de Aécio.
No eleitorado com curso superior, apenas 14% declaram voto em Newton Cardoso.


Texto Anterior: Tuma continua na liderança na corrida ao Senado; Quércia é o 2º
Próximo Texto: Itamar é aprovado por 41% dos mineiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.