São Paulo, segunda-feira, 08 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Azeredo lidera disputa pelo Senado em Minas com 53%; Costa tem 41%

DA REPORTAGEM LOCAL

Eduardo Azeredo, ex-governador de Minas Gerais pelo PSDB, aparece na liderança da pesquisa Datafolha para o Senado. Ele reúne 53% das intenções de voto, 12 pontos percentuais à frente de Helio Costa (PMDB), que tem 41% das intenções de voto.
Em seguida, surgem na pesquisa a ex-senadora Júnia Marise (PDT), com 25%, e Zezé Perrella (PFL), que tem 19%. Cada eleitor foi convidado a sugerir dois nomes para as vagas que se renovam no Senado.
Azeredo se destaca entre o eleitorado mais jovem, que tem entre 16 e 24 anos. Ali, é citado por 70% dos entrevistados.
Também vai bem sua candidatura entre os eleitores de Aécio Neves -seu parceiro na chapa majoritária-, com 65%, e mesmo entre os simpatizantes de Newton Cardoso, com 61%.
Além disso, lidera entre os eleitores declarados do PT, citado por 52% neste segmento.
Azeredo tem ainda boa intenção de voto entre os eleitores que aprovam a administração de Itamar -de quem perdeu no segundo turno, em 1998. Dos que declaram que o governo é ótimo ou bom, 58% querem votar nele.
Hélio Costa tem seu melhor desempenho entre o eleitorado com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos, faixa em que é citado por 47% dos entrevistados pelo Datafolha.
Entre os eleitores declarados de Newton Cardoso, candidato a governador em sua chapa, Costa consegue 50% dos votos. O candidato peemedebista obtém suas mais baixas taxas de intenção de voto no eleitorado simpatizante do PT, que chegou a cogitar uma aliança com seu partido, em nome da oposição comum ao governo federal.
Ele registra 35% entre os eleitores que preferem o PT e 29% no segmento dos que pretendem votar no petista Nimário Miranda para o governo.
Júnia Marise, que foi derrotada em 1998 na disputa com o atual vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva, José Alencar (PL, ex-PMDB), consegue seu melhor desempenho entre os eleitores de Margarida Vieira (PSB), segmento em que obtém 56% das intenções de voto. Ela também tem boa aceitação entre o eleitorado cativo do PSDB -faixa em que é citada por 38% dos entrevistados- e entre os mineiros que residem na região metropolitana (36%).


Texto Anterior: Itamar é aprovado por 41% dos mineiros
Próximo Texto: Datafolha/RJ: Rosinha lidera com 30% ao governo do Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.