São Paulo, segunda-feira, 08 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DATAFOLHA/RJ

Mulher de Garotinho fica na frente da governadora Benedita da Silva (21%) e do ex-prefeito Jorge Roberto (19%)

Rosinha lidera com 30% ao governo do Rio

SERGIO TORRES
MURILO FIUZA DE MELO
DA SUCURSAL DO RIO

A candidata do PSB, Rosinha Matheus, lidera a disputa pelo governo do Estado do Rio, revela pesquisa Datafolha. Aos 39 anos, com 30% das intenções de voto, Rosinha participa de sua primeira eleição. Ela é casada com o ex-governador e candidato do partido à Presidência da República, Anthony Garotinho.
Empatados tecnicamente em segundo lugar, aparecem a governadora Benedita da Silva, do PT, e o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Niterói (cidade a 15 km do Rio) Jorge Roberto Silveira, filiado ao PDT e que concorre pela Frente Trabalhista (coligação de seu partido ao PPS e ao PTB).
No cargo desde o início de abril, quando Garotinho deixou o governo para concorrer à Presidência, Benedita, 60, tem 21% das intenções de voto, indica o Datafolha.
Com 19%, aparece Jorge Roberto, 49, prefeito de Niterói por três mandatos, o último deles interrompido neste ano para concorrer ao Palácio Guanabara (sede do governo estadual).
O Datafolha considera haver empate técnico entre Benedita e Jorge Roberto, pois a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A seguir, mais abaixo, com 8% das intenções de votos, está a deputada estadual Solange Amaral, 49, candidata do PFL e indicada para a disputa ao governo estadual por seu padrinho político, o prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL). A candidatura de Solange é apoiado pelo PSDB e pelo PMDB.
Realizada nos dias 4 e 5 deste mês, a pesquisa ouviu 1.072 eleitores em 40 municípios do Estado do Rio.
Os candidatos dos partidos considerados "nanicos" também foram ranqueados. Cyro Garcia (PSTU) tem 3% das intenções de voto. José Augusto Silveira (PV) aparece com 1%. A pesquisa mostra que 9% dos eleitores pretendem votar em branco ou nulo. Outros 9% dizem ainda não saber em quem votar.

Espontânea
Na intenção de voto espontânea, quando não é apresentada a lista de candidatos ao entrevistado, Benedita e Jorge Roberto continuam empatados. Ele, com 5%. Ela, com 4%.
Na frente, com 8% das intenções de voto, está Rosinha Matheus. Os que disseram não saber em qual candidato votar somam 70%. Os que anulariam o voto ou votariam em branco são 5%, de acordo com a pesquisa. Nessa pesquisa, mesmo sem concorrer, Garotinho aparece com 2%.
A liderança de Rosinha na pesquisa é creditada no Estado ao apoio de Garotinho. Ela sempre participou do estafe do marido, mas nunca havia concorrido a um cargo eletivo.
Pouco comentado na capital, Jorge Roberto é campeão de votos no interior, principalmente na região formada pelos municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e Rio Bonito.
Filho do líder trabalhista Roberto Silveira, governador do Estado do Rio morto em um acidente de helicóptero em 1961, Jorge Roberto começou a se destacar na política fluminense em 1988, quando se elegeu prefeito de Niterói pela primeira vez. Elegeu-se novamente ao cargo em 1996 e 2000.


Texto Anterior: Azeredo lidera disputa pelo Senado em Minas com 53%; Costa tem 41%
Próximo Texto: Governadora petista recebe nota 4,4
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.