São Paulo, segunda-feira, 08 de julho de 2002

Texto Anterior | Índice

Sérgio Cabral, do PMDB, é líder ao Senado

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente da Assembléia do Rio, deputado Sérgio Cabral Filho (PMDB), lidera a pesquisa Datafolha para o Senado, com 45% das intenções de voto.
Na disputa pela segunda vaga para o Senado, aparecem tecnicamente empatados o ex-governador Leonel Brizola, da Frente Trabalhista (PDT-PPS-PTB), com 29%, o bispo Marcelo Crivella (PL), com 25%, e o senador Arthur da Távola (PSDB), com 24%. Os demais concorrentes têm menos de 10% cada um.
Para a primeira vaga, os votos em branco e os indecisos não atingem 1%, enquanto, para a segunda, chegam a 9% e 8%, respectivamente. Considerando as duas vagas, os votos em branco e os indecisos somam 10% cada.
Brizola, 80, é a grande novidade da pesquisa. Governador três vezes (um no Rio Grande do Sul e duas no Rio), o presidente nacional do PDT ficou em quarto lugar na eleição para a prefeitura carioca, em 2000. Teve apenas 9,1%.
Líder na disputa ao Senado, Cabral Filho, 39, foi eleito deputado estadual três vezes. Está em seu terceiro mandato como presidente da Assembléia Legislativa.
Em 96, no PSDB, perdeu a eleição à Prefeitura do Rio, no segundo turno, para Luiz Paulo Conde, então candidato do PFL.
Segundo a pesquisa, Cabral Filho tem melhor desempenho principalmente entre os homens (49%), entre os que têm de 25 a 34 anos (49%) e entre os que têm idade acima de 60 anos (também 49%). O deputado mantém sua aprovação nas regiões metropolitanas, onde lidera com 48%.
Em 98, ele foi reeleito para a Assembléia com 380 mil votos, tornando-se o político mais votado do Brasil. Grande parte dos votos vieram da região metropolitana.
O deputado também lidera a pesquisa entre os que têm escolaridade até o 2ª grau (52%), renda familiar mensal acima de dez salários (49%), entre os que pretendem votar na candidata do PFL a governadora, Solange Amaral (65%), e entre simpatizantes do PMDB (57%). (ST e MFM)


Texto Anterior: Governadora petista recebe nota 4,4
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.