São Paulo, domingo, 08 de agosto de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Mágoa antiga
Agora acentuada, a indisposição de parte do PT com Cássio Casseb vem da formação do governo. O presidente do BB queria manter o diretor de marketing Renato Naegele, nomeado pelo tucano Andrea Calabi. Foi atropelado pelo partido, que lhe empurrou Henrique Pizzolato.

O de sempre
A fratura no PT entre apoiadores e detratores de Cássio Casseb obedece a um padrão semelhante ao verificado em outras divisões internas do partido, como a que opõe defensores e adversários da reeleição do presidente da Câmara, João Paulo Cunha.

Fora do padrão
O corporativismo do Banco do Brasil reagiu mal à conduta de seu presidente no caso da compra de ingressos para o show petista. Nas crises, o banco costuma fechar-se e proteger os seus. Casseb, porém, operou contra os diretores que o PT lhe impôs.

Paz na terra
Em meio ao tiroteio contra Henrique Meirelles e Cássio Casseb, Lula encontrará tempo para criar, nesta semana, o Dia Nacional da Solidariedade.

Conta-gotas
A CPI do Banestado tem vida útil até março de 2005. Mas seu presidente, o senador tucano Antero Paes de Barros, espera prorrogá-la por pelo menos alguns meses. Tempo suficiente para tirar o sono da banca.

Boas referências
Entre os requerimentos na fila da CPI do Banestado, um propõe a contratação da Kroll, executora da espionagem que atingiu integrantes do governo.

Reforço de peso
A Secom de Luiz Gushiken sugeriu e a CBF concordou: Ronaldo e Roberto Carlos, os jogadores mais conhecidos no Haiti, iniciarão o amistoso do dia 18 jogando pelo Brasil, mas, no segundo tempo, atuarão alguns minutos pelo time da casa.

Desconfiado...
Um especialista em interpretar os humores da rua a partir de pesquisas examinou números recentes e concluiu: o eleitor está ouvindo as promessas que lhe fazem com muito mais desconfiança do que antes.

... e desencantado
Investigada a origem do ceticismo acentuado exibido pelo eleitor em diferentes pesquisas, chega-se à decepção com Lula.

Pai é pai
Principal técnico do Orçamento paulistano, ponto nevrálgico da administração petista e alvo de cobranças dos adversários, José Police Júnior pede votos para um candidato tucano a vereador: seu filho Netinho. Mãe de três rapazes, a prefeita Marta Suplicy entende e aceita.

Futuro sombrio
Questionado sobre a possibilidade de Luiza Erundina arrecadar os R$ 15 milhões declarados como meta ao TRE, o peemedebista Orestes Quércia, articulador da aliança entre seu partido e o PSB da ex-prefeita, vaticinou: "Do jeito que está, ela não arrecada nem R$ 1 milhão".

Ponto de vista
João Leite julgou eleitoreira a ida de Lula a BH anteontem: "Lamento que ele se preste a esse papel". Já o tucano Aécio Neves, que integra a coligação do candidato do PSB mas mantém cordiais relações com Fernando Pimentel (PT), viu com outros olhos: "Foi ótimo para Minas".

Grampolândia
Salvador, palco de um escândalo de grampos que ganhou repercussão nacional no ano passado, tornou-se o mais agitado mercado de conversas gravadas da atual campanha eleitoral.

Prato frio
Ao contrário de seu ex-marido, Ciro Gomes, a senadora Patrícia Saboya (PPS) ainda não deu o ar da graça na campanha de Inácio Arruda. Em 2000, ela atribuiu ao grupo do hoje candidato do PC do B rumores que ajudaram a destruir seu sonho de administrar Fortaleza.

TIROTEIO

De Arthur Virgílio, líder tucano no Senado, sobre a situação do presidente do Banco Central:
-O Meirelles já caiu. Só ele e o Lula ainda não sabem disso.

CONTRAPONTO

Calvário municipal

Um dia depois de ter sido o principal alvo dos ataques no debate da TV Bandeirantes, a prefeita Marta Suplicy participou de evento no hospital Santa Marcelina, na zona leste da capital, ao lado do ministro da Saúde, Humberto Costa.
Os dois assinavam convênio destinado a transferir recursos do SUS para a cidade quando uma das religiosas responsáveis pela instituição decidiu fazer um discurso de agradecimento.
Para ressaltar a importância da boa convivência entre União, Estados e municípios, ela evocou a Santíssima Trindade:
-A esfera federal é o Pai, o Todo-Poderoso. O governo estadual, o Espírito Santo. E a cidade, representada pela nossa prefeita, o Filho, Jesus Cristo.
Esbanjando bom humor, a candidata petista, que busca a reeleição, não se fez de rogada:
-Bem, no meu caso, irmã, pregada na cruz!


Próximo Texto: Eleições 2004/Governo na TV: Lula deve usar TV para exaltar "momento do país" e ajudar PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.