São Paulo, quarta-feira, 08 de setembro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Torneira fechada
O Tribunal de Contas da União determinou à Caixa Econômica Federal e a três ministérios -Cidades, Planejamento e Fazenda- reverter aos cofres públicos recursos bloqueados por cautela, destinados a obras já ajustadas mas não iniciadas antes do período pré-eleitoral.

Ver para crer
O TCU analisou pedido de José Carlos Aleluia (PFL-BA) questionando parecer da Advocacia Geral da União, sustado depois pela Justiça Eleitoral, favorável à transferência de recursos federais em período pré-eleitoral para obras e serviços com cronograma pré-fixado mas "fisicamente não iniciados".

A luta continua
O Ministério das Cidades informou ao TCU que não repassou a Estados e municípios recursos de contratos de obras que não estivessem em andamento antes de 3 de julho. Aleluia diz que voltou a representar contra a pasta por causa de convênios no período que a lei proíbe.

Cenário otimista
De bom humor durante a parada de Sete de Setembro, ontem em Brasília, o ministro José Dirceu, da Casa Civil, comentou numa roda de autoridades, ao ver passar alguns equipamentos antigos das Forças Armadas: "No próximo ano, vamos ter mísseis intercontinentais".

Maracatu cívico
De Gilberto Gil, acompanhando o desfile de Sete de Setembro: "Gosto das velhas corporações, dos Dragões da Independência, dos grupos da Marinha, das fardas enfim. Gosto dos hinos desde a infância. Boa parte do hinos tocados aqui eu conheço".

Tô fora
Sentindo-se no centro de uma intriga, o líder do PT na Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, avisou ao colega de partido João Paulo Cunha: não disputa o cargo e é a favor da reeleição do presidente da Casa.

Via preferencial
Entregue com estardalhaço pela prefeitura paulistana, a ampliação da avenida Radial Leste, bandeira eleitoral do PT na populosa zona leste, custou 58% mais do que o previsto no Orçamento de 2003. Seu custo saltou de R$ 76 mil para R$ 120 mi.

Zona eleitoral
O governo tucano também abriu o cofre na disputa pelo eleitor da zona leste. No mês passado, 480 carros de polícia foram comprados para a região.

Amigo na dor
Lula pediu ao PTB o apoio em três solos sagrados do PT: a capital paulista, de Marta, a Ribeirão Preto de Palocci e a São Bernardo dele próprio. O aliado topou, mas avalia que a disputa está perdida nas duas últimas.

De ouro
Rachel Picelli, candidata do PT à Prefeitura de Rio Claro (SP), propõe contra o desemprego distribuir uma galinha caipira a cada morador, transformando o centro industrial em pólo produtor de aves e ovos.

Longe da disputa
A bancada de vereadores do PTB em Recife quer se reunir com líderes nacionais do partido. Diante do quadro de dificuldades da campanha de Joaquim Francisco, cada vez mais distante dos líderes João Paulo (PT) e Cadoca (PMDB), cobram ação mais ativa da cúpula petebista.

Cadeira vazia
A próxima reunião do Copom pode voltar a ocorrer sem o novo diretor de Política Monetária, Rodrigo Azevedo. Sua sabatina no Senado nem está marcada.

Efeito Meirelles
Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Ramez Tebet (PMDB-MS) diz que marcará a sabatina de Azevedo quando houver acordo de líderes. Diz que o governo tem interesse mas não toma a iniciativa.

TIROTEIO

De Luís Carlos Moro, presidente da Associação Latino-Americana de Advogados Trabalhistas, sobre a proposta de "contrato social" de Lula:
-A idéia não é nova. O diálogo imprescindível é com bancos e empresários, para reduzir margens de lucro com juros e conter aumentos de preços.

CONTRAPONTO

Tortura nunca mais

Durante reunião fechada na quinta-feira da semana passada, oito ministros do governo Lula criaram oficialmente o Grupo de Trabalho Fome Zero.
Desde o início dos trabalhos, o microfone utilizado pelo cerimonial da Planalto apresentou problemas que acabaram por aborrecer os participantes, entre eles os ministros Antonio Palocci, da Fazenda, Tarso Genro, da Educação, e José Dirceu, chefe da Casa Civil.
Primeiro, o aparelho passou a falhar bem no meio dos discursos dos participantes, o que provocou diversas interrupções para que o som fosse restabelecido. Em seguida, vieram as microfonias, ruído ensurdecedor que faz doer até os tímpanos.
Dirceu não se conteve:
-Esse microfone está me fazendo lembrar do livro que eu estava lendo, do João Elsio Fonseca: "Tortura - A História da Repressão Política no Brasil".


Próximo Texto: Após convocação do governo, desfile reúne público recorde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.