São Paulo, Quarta-feira, 08 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Público homenageia d. Hélder em Recife

da Agência Folha

As manifestações do "Grito dos Excluídos" organizadas pela Igreja Católica ontem em Recife incluíram uma homenagem ao arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Hélder Câmara, que morreu há dez dias.
Segundo a PM, cerca de 1.500 pessoas participaram de uma passeata -5.000, conforme os organizadores. Não houve incidentes.
No Ceará, os manifestantes chegaram a bloquear por meia hora a BR-116, próximo a Fortaleza. Em Canindé, a 150 km a sudoeste da capital, a PM cercou o prédio da prefeitura temendo uma invasão de sem-terra acampados em frente ao local, o que não ocorreu.
Na Bahia, o principal ato foi uma passeata de cerca de três quilômetros, do Campo Grande à praça da Piedade, no centro de Salvador. A manifestação, que reuniu cerca de 3.000 pessoas, segundo a PM, começou logo após o desfile de 7 de Setembro e incluiu frases de protesto contra a política econômica do governo.
Protesto semelhante foi realizado em Colombo (PR), na região metropolitana de Curitiba. A passeata reuniu cerca de 2.000 pessoas, segundo a PM -4.000 para os organizadores. Uma missa foi realizada no encerramento.

Oposição
O governador do Mato Grosso do Sul, José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, vestiu uma camiseta do "Grito dos Excluídos" e um boné do MST ao acompanhar a manifestação em Campo Grande, cujo público foi estimado pelos organizadores em 5.000 pessoas.
O prefeito de Campo Grande, André Puccinelli (PMDB), também permaneceu no palanque após o desfile de 7 de Setembro e fez críticas ao governo federal.
"Em vez de pagar a agiotagem internacional, em vez de se submeter à vontade do PMDB e do PFL, Fernando Henrique deveria dar um murro na mesa e fazer reformas que mudem essa situação de exclusão", disse o prefeito.
No Rio Grande do Sul, o governador Olívio Dutra (PT) e o prefeito de Porto Alegre, Raul Pont (PT), participaram das manifestações. Segundo os organizadores, o protesto reuniu 3.000 pessoas.


Texto Anterior: Protesto: "Grito" reúne 30 mil na basílica de Aparecida
Próximo Texto: Líder do MST prega fechar o Congresso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.