São Paulo, Quarta-feira, 08 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Índice

QUESTÃO AGRÁRIA
Jaime Amorim diz que MST vai manter ações
PM prende 24 sem-terra em flagrante por saques em PE

da Agência Folha, em Recife

A Polícia Militar de Pernambuco prendeu 24 integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) que saquearam anteontem carretas e caminhões de alimentos em várias estradas de Pernambuco.
Até o fim da tarde de ontem, os sem-terra continuavam presos em Petrolina. Eles foram autuados em flagrante acusados de roubo e formação de quadrilha.
Os saques aconteceram na madrugada de anteontem em quase todas as regiões do Estado. Segundo o coordenador do MST em Pernambuco, Jaime Amorim, as ações foram simultâneas para dificultar o trabalho da polícia.
O MST diz que os saques vão continuar ""se o governo não distribuir alimentos para as 18 mil famílias que ocupam 120 acampamentos no Estado".
A primeira ação do MST aconteceu na madrugada de anteontem. Cerca de 300 agricultores bloquearam a BR-423, em Lajedo (74 km de Recife), e saquearam três carretas e uma camionete.
Os sem-terra recolheram duas toneladas de pão, 1.800 quilos de queijo e 11 toneladas de biscoitos, doces e chocolates.
Já em Lagoa Grande (169 km da capital), cerca de 250 sem-terra saquearam quatro caminhões com 40 toneladas de alimentos, entre arroz, leite, açúcar e feijão.
Avisada pelos motoristas, a PM prendeu sete sem-terra em Orocó e outros 17 em Santa Maria da Boa Vista. Todos os presos foram transferidos no final da noite de anteontem para Petrolina.
Segundo a PM, houve tiroteio com os sem-terra em Condado (87 km da capital), mas não houve feridos. (LUIZ FRANCISCO)

Texto Anterior: Elio Gaspari: O ministério da caveira de burro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.