São Paulo, domingo, 08 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Eu engano, como diz ACM", brinca FHC

CLÓVIS ROSSI
ENVIADO ESPECIAL A BERLIM

Por mais que insista em não falar sobre política interna enquanto estiver na Alemanha, o presidente Fernando Henrique Cardoso não resistiu ontem a fazer uma brincadeira envolvendo o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), com quem vem trocando farpas.
Ao sair de sua visita ao prefeito de Berlim, último ato oficial da estada na capital alemã, um repórter brasileiro perguntou, em alemão, a FHC: "Alles gut, Herr Präsident?" ("Tudo bem, sr. presidente?").
"Alles blau" ("Tudo azul"), respondeu o presidente, que, em seguida, perguntou se o jornalista falava alemão. O repórter respondeu que não e perguntou: "O sr. fala?".
E FHC: "Eu engano, como diz o Antonio Carlos".
Depois de visitar o prefeito Eberhard Diepgen, a comitiva brasileira seguiu diretamente para a Base Aérea de Tegel, de onde embarcaria para Munique, última etapa da visita à Alemanha.
Hoje, às 11h (6h em Brasília), FHC parte para a Holanda, onde encerra seu périplo europeu.
Na Holanda, novas alusões diretas ou indiretas a ACM serão inevitáveis, na medida em que um dos atos programados é uma sessão solene, segunda-feira, na Corte Internacional de Justiça.
O cerimonial da Presidência já dava ordens, ontem, para que se tratasse com especial carinho o busto e o quadro do jurista Ruy Barbosa, também conhecido no Brasil como a "Águia de Haia", pelo seu desempenho nessa corte. Ruy Barbosa era baiano.
Hoje, o dia de FHC na Holanda é livre. O presidente aproveitará para visitar o museu Kroller-Muller, na cidade de Otterlo, antes de se instalar no Hotel Carlton Ambassador, em Haia, onde passa a noite.
No dia seguinte, começa a parte oficial da visita, e o presidente se transfere para o Palácio Noordeinde, no qual se hospedará até a terça-feira.



Texto Anterior: Janio de Freitas: Vencedores e derrotados
Próximo Texto: No Planalto: Assentados expõem tudo o que o MST deseja esconder
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.