São Paulo, domingo, 08 de outubro de 2000

Texto Anterior | Índice

SEGUNDO TURNO
Atuais prefeitos estão à frente no Rio e em Belo Horizonte, Fortaleza e Maceió; a disputa está tecnicamente empatada em Diadema e em Santos, indicam pesquisas do Datafolha

Petistas saem na liderança em Recife e Curitiba e ganham eleitores de pefelistas

DA REDAÇÃO

A primeira rodada de pesquisas Datafolha após o primeiro turno mostra duas "viradas" na disputa pelas prefeituras de Recife e Curitiba. O segundo turno será realizado no dia 29 deste mês.
Nessas capitais, os candidatos do PT, que terminaram em segundo lugar no primeiro turno, estão agora na liderança. Em ambos os casos, os adversários são os atuais prefeitos e do PFL.
Em Recife, o petista João Paulo conta com 51% das intenções de voto. O prefeito Roberto Magalhães (PFL) está com 42%.
No primeiro turno, Magalhães teve 49,42% dos votos válidos, contra 35,62% de João Paulo.
Segundo o Datafolha, o petista recebe o apoio de três em cada quatro eleitores de Carlos Wilson (PPS), terceiro colocado no primeiro turno. Além disso, 18% dos que votaram em Magalhães agora dizem que votarão em João Paulo.
Em Curitiba, Angelo Vanhoni (PT) está à frente com 56%. O atual prefeito Cássio Taniguchi, do PFL, obtém 36%.
No primeiro turno, Taniguchi recebeu 43,97% dos votos válidos e Vanhoni, 35,37%.
Dos eleitores de Mauricio Requião (PMDB) e Forte Netto (PSDB), respectivamente terceiro e quarto colocados, a maior parte vai agora votar no petista. No caso de Requião, 74% migraram para a candidatura de Vanhoni. O petista conta agora com o apoio de 67% dos eleitores do tucano.
Além disso, 16% dos eleitores que votaram no atual prefeito em 1º de outubro dizem que votarão no petista no segundo turno.

Prefeitos
Os atuais prefeitos estão na liderança na disputa do segundo turno em quatro capitais avaliadas: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Maceió.
No Rio, o prefeito Luiz Paulo Conde (PFL) conta com 51% das intenções de voto. Cesar Maia (PTB) tem 32%. Conde recebe os votos de 44% dos eleitores de Benedita da Silva (PT) e de 33% dos eleitores de Leonel Brizola (PDT).
Em Belo Horizonte, o prefeito Célio de Castro (PSB) está com 48%. João Leite (PSDB) tem 39%. Dos eleitores de Maria Elvira (PMDB), terceira colocada no primeiro turno, 32% votarão em Castro e 43% no tucano.
Kátia Born (PSB) está com 48% em Maceió, contra 39% de Régis Cavalcante (PPS). O rival da atual prefeita deve receber a maior parte dos votos do petista Paulão (57%) e do pefelista Nonô (74%), respectivamente terceiro e quarto colocado no primeiro turno.
Em Fortaleza, o prefeito Juraci Magalhães (PMDB), com 49%, consegue se manter à frente de Inácio Arruda (PC do B), que está com 44%. Juraci deve receber a maior parte dos votos de Patrícia Gomes (47%), quarta colocada no primeiro turno. Já Inácio tem a maioria dos eleitores do terceiro colocado, Moroni Torgan (47%).
Em Porto Alegre, Tarso Genro (PT) está com 55%. Alceu Collares (PDT) aparece com 32%. Metade dos eleitores de Yeda Crusius (PSDB), terceira colocada no primeiro turno, deve migrar para a candidatura de Collares.

Interior paulista
A disputa pelo segundo turno em Diadema e em Santos configura um empate técnico, de acordo com o Datafolha. A margem de erro nos dois levantamentos é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em Diadema, Dr. José Augusto (PPS) está com 46%, contra os 44% de José de Filippi Jr. (PT). Dos eleitores do atual prefeito Gilson Menezes (PSB), que ficou em terceiro no primeiro turno, 43% devem apoiar Augusto, enquanto 35% dizem votar agora no petista.
Em Santos, Telma de Souza (PT) aparece com 48%, contra os 44% do prefeito Beto Mansur (PPB). Dos eleitores de Vicente Cascione (PTB), terceiro colocado, 64% devem votar agora em Mansur e 18% em Telma.
Em Campinas, o petista Toninho Costa Santos tem 58%, contra 27% de Carlos Sampaio (PSDB). O petista tem levado a maior parte dos votos de três dos candidatos derrotados.
Em Guarulhos, Elói Pietá (PT) aparece com 46%, contra os 39% do atual prefeito da cidade, Jovino Cândido (PV). Dos eleitores do ex-prefeito Paschoal Thomeu (PTB), 33% devem agora votar em Pietá e 41% no atual prefeito.
Em São José do Rio Preto, Edinho Araújo (PPS) está com 59%, contra os 31% do ex-prefeito Manoel Antunes (PFL).
Uma semana antes do primeiro turno, Araújo estava em terceiro, mas saltou para o primeiro lugar.

Texto Anterior: Governo: Ministros focam campanha em 3 Estados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.