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Marketing deve perder força, diz núcleo político
FÁBIO VICTOR
DA REPORTAGEM LOCAL
Se depender do novo núcleo de
coordenação política da candidatura José Serra, formado pelos
presidentes do PSDB, José Aníbal,
e do PMDB, Michel Temer, os
marqueteiros devem perder força
na campanha do segundo turno.
Na definição de Temer, a nova
estratégia será dar à campanha
"tratamento político, com amparo do marketing publicitário".
Aníbal foi mais claro quanto à
divisão de forças que os novos
coordenadores pretendem implantar. "A coordenação política
vai operar com todas as áreas da
campanha, com o marketing,
com a comunicação, com setor de
eventos. A coordenação política
vai coordenar", declarou o deputado federal tucano.
O racha entre políticos e marqueteiros marcou parte da campanha de Serra no primeiro turno
-e os primeiros terminaram por
levar vantagem na disputa.
A polêmica principal foi em relação aos ataques contra Lula na
TV, uma idéia dos marqueteiros
na reta final do primeiro turno
que foi interrompido rapidamente, após críticas dos políticos.
Segundo Nelson Biondi, um dos
coordenadores de marketing de
Serra, a campanha vai "mudar
completamente". Uma das novidades será associar de forma mais
clara a imagem de Serra ao governo FHC. "Ele [FHC" fez até aqui, e
o Serra se propõe continuar o trabalho, pegar o bastão e continuar
a fazer mudanças", afirmou Biondi, citando uma imagem que deve
orientar a nova estratégia de marketing da campanha.
O publicitário, que foi ontem à
casa de Serra, disse que, se dependesse dele, FHC seria o coordenador político da campanha.
Questionado sobre um aumento da participação de FHC nos
programas da TV, Biondi disse:
"Se ele puder participar mais e isso implicar ele aparecer todos os
dias no programa, ele aparecerá".
Segundo o marqueteiro, os programas de TV terão objetivo de
atrair para Serra eleitores de Lula.
"Mesmo depois da pancadaria
que a gente levou no primeiro turno, ainda temos 24%. Então preciso conhecer, saber o RG desses
eleitores para agredecê-los. Isso é
músculo. Acho que os 49% do Lula não são. Tem gordura ali, que
também pode vir para nós. É nisso que a gente vai trabalhar."
Aníbal foi irônico ao comentar
as declarações do marqueteiros.
"Musculatura, quando se trata de
disputa política, é adesão, é o que
você agrega de forças."
Ele e Temer, assim como Serra,
negaram rumores de que Nizan
Guanaes, o outro marqueteiro da
campanha, será afastado.
Questionado se Nizan continuará na condução do marketing,
Serra -que passou o dia em casa
fazendo contatos políticos e à noite foi à uma reunião com a equipe
de marqueteiros na produtora
dos programas de TV da campanha- afirmou: "Lógico".
O presidenciável, que está gripado, recebeu ontem a visita do
otorrino André Duprat, que disse
que Serra está "melhor" e sem a
febre que o acometeu anteontem.
À noite, o candidato deu entrevista ao vivo ao "Jornal Nacional"
e disse esperar "com ansiedade" o
debate com Lula na emissora.
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