UOL

São Paulo, quarta-feira, 08 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dirceu afirma ignorar disputa dentro do órgão

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro José Dirceu (Casa Civil) disse ontem que desconhece suposta disputa de poder na Receita Federal, o que teria levado o ex-secretário-adjunto do órgão Leonardo Couto a pedir exoneração no último sábado.
"Eu entendo de disputa de poder no país, no Congresso Nacional e, quando era presidente do PT, no PT. Na Receita não entendo", disse ele ao tentar se esquivar de perguntas sobre a crise no órgão, alegando ser área do ministro Antonio Palocci Filho (Fazenda). O corregedor-geral Moacir Leão abriu neste ano quatro inquéritos para apurar suspeitas de irregularidades cometidas por altos funcionários ou ex-integrantes da cúpula da Receita, entre eles Couto.
O ministro da Casa Civil afirmou que não há relação entre a crise na Receita e as investigações de fraudes no INSS do Rio de Janeiro, onde uma suposta quadrilha teria causado um prejuízo de R$ 250 milhões ao fisco: "No INSS estamos combatendo [a corrupção] de maneira firme e persistente e os resultados estão surgindo. Na Receita também se combate a corrupção de maneira firme. São duas coisas. O que temos na Receita são denúncias que estão sendo apuradas".
O ministro distinguiu os supostos problemas da Receita. "Os problemas que a Corregedoria, o Ministério Público e o governo têm que olhar dizem respeito ao exercício funcional na Receita. E existe o problema da sonegação e do crime fiscal. Nós estamos em condição de combater ambos."
Dirceu minimizou o atrito entre o corregedor e o secretário da Receita, Jorge Rachid. "O secretário Rachid falou hoje [ontem] e o corregedor também ficou lá. Não fez nenhuma acusação, nenhuma denúncia contra o secretário Rachid, e o secretário acabou de declarar que a Receita tem instrumentos e tem capacidade para investigar tudo o que está acontecendo e tomar as medidas adequadas", afirmou ele.
(FERNANDA KRAKOVICS)


Texto Anterior: Fisco em guerra: PF investiga vazamento de dados da Receita
Próximo Texto: Procurador da Fazenda no Rio admite sumiço de processos contra empresa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.