São Paulo, quinta-feira, 08 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hugo Napoleão nasceu nos EUA

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso se surpreendeu quando foi apresentar o senador Hugo Napoleão (PFL) ao presidente dos EUA, George W. Bush, em um encontro em Toronto, e o colega norte-americano respondeu que eram velhos conhecidos.
Os dois se conheceram quando o pai do senador, Aluizio Napoleão de Freitas Rego, era embaixador do Brasil na China. George Bush, pai do atual presidente dos EUA, era o representante do seu país na China (era época da Guerra Fria e os EUA não tinham embaixador naquele país) e se aproximou do brasileiro. As duas mulheres ficaram amigas, e os filhos tiveram alguns contatos.
Napoleão nasceu em Portland, no Estado do Oregon (EUA), em outubro de 1943, onde seu pai exercia as funções de vice-cônsul do Brasil. Fala inglês, francês, espanhol e italiano. Filho e neto de diplomatas, ele tem uma atuação conciliadora no Senado, com trânsito em todos os partidos.
Chorou na tribuna do Senado uma vez, quando discursava sobre a vida do deputado Luis Eduardo Magalhães (PFL-BA), filho de ACM morto em abril de 98.
Apoio a Tancredo
Quando governava o Piauí (1983 a 86), Napoleão foi o segundo governador do então PDS a apoiar a candidatura de Tancredo Neves à Presidência da República -o primeiro foi José Agripino, do Rio Grande Norte, hoje também no PFL, e seu provável substituto no cargo de líder do partido no Senado. O pefelista foi ministro da Educação e da Cultura (88), no governo José Sarney, e das Comunicações, no governo Fernando Collor de Mello.
Napoleão foi deputado federal por dois mandatos (1975-79 e 1979-83) e foi vice-líder da Arena, do PDS e do governo na Câmara dos Deputados (1979-83). Foi um dos fundadores do PFL, em 85, partido que presidiu de 1989 a 93, e exerce o segundo mandato de senador.
Napoleão tem quatro filhos -dois já casados, do seu primeiro casamento, e duas gêmeas de quatro anos, com a atual mulher, Leda Maria- e um neto.


Texto Anterior: Piauí: Senador pefelista renuncia para substituir Mão Santa
Próximo Texto: Estado enfrenta onda de denúncias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.