São Paulo, domingo, 08 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista votará contra Bodin para BC

DA REPORTAGEM LOCAL

A senadora Heloísa Helena (PT-AL) afirmou ontem que votará contra uma eventual indicação de Pedro Bodin, presidente do banco Icatu, para a presidência do Banco Central no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Heloísa Helena, da esquerda do PT, disse que a indicação de Bodin para o BC iria de encontro às posições do partido. Isso porque o presidente do banco Icatu responde a processos sob acusação de crimes contra a administração pública, quando foi diretor do BC, no governo Itamar Franco.
Bodin é tido como o principal cotado, por já ter sido diretor do BC e ter experiência no mercado.
"É papel meu votar contra o nome de pessoas que respondam a crimes contra a administração pública. Caso contrário, posso estar cometendo prevaricação", disse Heloísa Helena, que participou da reunião do Diretório Nacional do PT, em São Paulo.
A senadora faz parte da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, que tem 27 integrantes e é a primeira comissão em que é analisado o nome do indicado. Dos 27, quatro são da oposição: além de Heloísa Helena, Eduardo Suplicy (PT-SP), Lauro Campos (PDT-DF) e Saturnino Braga (PT-RJ) fazem parte.
A declaração de Heloísa Helena, por enquanto isolada, é insuficiente para que haja obstrução na nomeação, mas sinaliza a falta de consenso do PT em torno da formação da equipe econômica.
Ao ressaltar que o nome de Bodin ainda não foi definido, a senadora afirmou ter esperança de que Lula exerça as mudanças na política econômica com as quais se comprometeu na campanha.
"Não é apenas um limite da legislação. A equipe econômica tem de reproduzir um anseio por mudança e não o anseio do mercado. As eleições mostraram que as pessoas negaram esse modelo econômico representado por pessoas comprometidas com os capitais voláteis que pairam sobre a Terra", afirmou.
As eleições 2002 marcaram estremecimento entre a cúpula do PT e Heloísa Helena, que desistiu de concorrer ao governo de Alagoas, após o PT ter se aliado ao PL.



Texto Anterior: Genoino é escolhido presidente do PT
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.