São Paulo, quarta-feira, 08 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emboscada no PA acaba em morte de delegado

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O delegado da Polícia Civil Aldo Gomes de Castro, 48, morreu com um tiro no tórax e outros quatro policiais foram baleados numa emboscada ontem, às 13h30, em Itupiranga, sudoeste do Pará, na rodovia Transamazônica.
A Delegacia da Polícia Civil em Marabá, a 45 km do local do ataque, não descartava, até o fechamento desta edição, que a emboscada tenha sido uma ação do crime organizado ou de sem-terra que reivindicam a posse de fazendas em Itupiranga e na região.
A investigação será feita pela delegacia de Marabá. Uma policial que preferiu não ser identificada disse que a "hipótese mais forte" era de uma ação de sem-terra contra os policiais. A Folha não conseguiu falar com o coordenador da Comissão Pastoral da Terra de Marabá, José Batista.
Em agosto passado, o delegado foi acusado por líderes de sem-terra, na delegacia de Marabá, de queimar barracas em um acampamento em Itupiranga. À época, Castro negou envolvimento.
Ao menos dez policiais foram à região do km 105 da Transamazônica na manhã de ontem -mas o objetivo da ação não foi divulgado até a noite. Os policiais feridos não corriam risco de morte.


Texto Anterior: Arma apreendida foi utilizada em chacina
Próximo Texto: Panorâmica - Investigação: Dataprev critica atuação de procuradores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.