São Paulo, domingo, 09 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Governo identifica hacker que ligou a biografia de Lula a palavras ofensivas
O GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República identificou um hacker que incluiu a página da biografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o primeiro resultado numa pesquisa com as palavras ""déspota cachaceiro" no site de busca Google -o maior da internet no mundo.
Meses atrás, após ter detectado a coincidência das informações, a Secom (Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica) questionou a empresa Google sobre o tema. Na ocasião, segundo a Secom, a empresa informou que a relação entre a página com a biografia do presidente e o conjunto de palavras no mecanismo de busca do site teria sido montada por um hacker (pessoa que dribla mecanismos de segurança de sites e tem acesso não autorizado a sistemas e programas).
O primeiro resultado da busca cai diretamente na página www.planalto.gov.br/bio-01/lula1.pdf, do Palácio do Planalto.
Diante disso, a Secom contatou o GSI, que, com o auxílio da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), conseguiu identificar o hacker responsável. Sua identidade, no entanto, não foi divulgada. O diretor da Abin, Mauro Marcelo de Lima e Silva, atuou na Polícia Civil paulista no combate a crimes cometidos pela internet.
Mesmo com a localização do hacker, quem fizesse a busca com as palavras "déspota cachaceiro" na manhã de ontem ainda se deparava com a biografia do presidente como primeiro resultado obtido. (DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Rumo a 2006: Alckmin abre faculdade e entrega casas
Próximo Texto: Questão agrária: Governo paga sobrepreço por indenização
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.