São Paulo, segunda-feira, 09 de janeiro de 2006

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Serviços prestados 1
A administração do fator Duda Mendonça é a maior responsável pelas boas palavras que saem da boca de Lula quando alguém se refere ao presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.

Serviços prestados 2
Foi enorme a pressão dentro da empresa pela dispensa da agência de Duda, que por sua vez ameaçava se lembrar de novos detalhes da campanha de 2002 caso lhe tirassem sua melhor conta no governo. Gabrielli matou no peito, e o marqueteiro continua firme na Petrobras.

Senha
Representantes da oposição na CPI dos Correios julgam que a recém-revelada segunda conta de Duda no exterior tornou inevitável um novo depoimento do ex-marqueteiro de Lula.

Habeas corpus
Outros na CPI recomendam menos entusiasmo. Apostam que Duda, enrolado como está, pode até ir à comissão, mas jamais dará um espetáculo como o de seu primeiro depoimento, em agosto passado.

Brincando...
O Orçamento de 2006, ainda à espera de aprovação pelo Congresso, estabelece R$ 2 mi para prevenção de conflitos no campo, mesmo valor anotado na peça do ano passado. Nem a inflação do período foi corrigida.

...com fogo
O MST já mandou avisar que o ano será quente. Insatisfeito com o ritmo dos assentamentos, o movimento liderado por João Pedro Stedile pretende marcar os dez anos do massacre de Eldorado do Carajás, em abril, com uma onda de invasões.

Carcará mais magro
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ganhou hino, bandeira e uma nova ave-símbolo, mas, no Orçamento, perde 3,6%. Terá, em tese, R$ 179 mi para gastar em 2006.

Casa de esquina
Quando se pensa que Nelson Jobim está inclinado a tentar a cabeça-de-chapa no PMDB, lá vai o presidente do Supremo Tribunal Federal, de novo, tricotar com os governistas para ver se emplaca como vice de Lula.

Assim não
Em privado, o PFL admite que dificilmente lançará nome para o governo de São Paulo se o candidato tucano ao Planalto for José Serra e Geraldo Alckmin permanecer no Palácio dos Bandeirantes até o final do mandato.

Assim sim
Nesse cenário, o PFL se daria por satisfeito em indicar o vice do postulante tucano. Mas, se Alckmin sair para disputar a Presidência da República ou outro cargo, como disse ontem que irá fazer, deixando na cadeira o pefelista Claudio Lembo, o partido insistirá em ter candidato próprio na eleição estadual.

Entrou areia 1
A disputa Serra x Alckmin contaminou a escolha do novo líder tucano na Câmara. Jutahy Júnior, que tinha a vaga assegurada, ganhou a sombra de João Almeida, baiano como o colega.

Entrou areia 2
Ao estimular uma candidatura alternativa, os simpatizantes de Alckmin procuram conter a influência majoritária de Serra sobre a bancada federal. Jutahy Júnior é um dos principais escudeiros do prefeito na Câmara.

Grampolândia
Mesmo antes da chegada de 2006, as escutas ilegais voltaram com tudo à Bahia, terra conhecida pelo uso desse expediente como forma de intimidar adversários em campanhas eleitorais.

Tiro único
O PSOL avalia ter chances de conquistar o governo do Pará, onde seu candidato será o ex-prefeito de Belém Edmilson Rodrigues. Nos demais pleitos estaduais, a sigla está conformada em fazer apenas figuração.

TIROTEIO

Do deputado federal Silvio Torres (PSDB-SP) sobre a previsão do presidente Lula de que seu partido ainda terá de "sangrar muito":
-É só chamar o Marcos Valério que ele monta um novo banco de sangue para o PT.

CONTRAPONTO

Oferta e procura

Em sua campanha vitoriosa ao governo de Minas Gerais, em 1982, Tancredo Neves encerrou um longo dia de comícios e apertos de mão num pequeno município, tarde da noite.
A comitiva de Tancredo, que morreria em 1985 antes de tomar posse na Presidência, estava verde de fome. Seus integrantes saíram à procura de um restaurante ainda em funcionamento naquele horário. Encontraram apenas um pequeno bar.
Assim que o grupo entrou no local, o dono foi logo avisando:
-Estou fechando a casa.
Um assessor insistiu, e o homem aceitou preparar o único prato a seu ver possível àquela altura: sanduíche de ovo.
Terminada a refeição, chegou uma conta salgada, o que levou Tancredo a comentar:
-Ovo deve ser raro aqui!
O dono do bar foi rápido:
-Ovo tem muito, doutor. Raro é candidato a governador!


Próximo Texto: Alckmin anuncia que até abril deixará governo de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.