UOL

São Paulo, domingo, 09 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professor da PUC-SP, candidato foi aluno de Miguel Reale

DA REPORTAGEM LOCAL

Antonio Cezar Peluso, 60, chegou ao Tribunal de Justiça de São Paulo aos 44 anos. Hoje ocupa uma das 25 cadeiras do Órgão Especial, que é composto pelos integrantes mais antigos.
Em 1962, ficou em primeiro lugar no vestibular para a Faculdade Católica de Direito de Santos. Antes disso, ainda adolescente, já havia tirado o primeiro lugar em uma maratona intelectual sobre a vida e a obra de Euclides da Cunha, de "Os Sertões". Desse período guarda ainda duas premiações em concursos literários.
Nascido em Bragança Paulista, interior paulista, chegou à capital aos 25 anos para fazer um curso de especialização em filosofia do direito na Faculdade de Direito da USP, orientado pelo jurista Miguel Reale.
De 1973 a 1975, dedicou-se a quatro cursos de pós-graduação em direito civil e processual civil e a duas especializações. Há dois anos assumiu a direção da Escola Paulista da Magistratura, depois de ter sido eleito pelo Órgão Especial do tribunal.

PUC
Atualmente, é professor regente de direito processual civil na Faculdade Paulista de Direito da PUC de São Paulo e diretor da revista "Diálogos e Debates", da Escola Paulista da Magistratura.
O desembargador é casado com Lúcia de Toledo Pisa Peluso, procuradora do município de São Paulo, com quem tem quatro filhos. Lúcia, que entrou para a Procuradoria em 1983, é próxima à prefeita Marta Suplicy (PT).



Texto Anterior: Judiciário: Desembargador paulista pode ir para o STF
Próximo Texto: Ex-ministros têm 529 ações como advogados
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.