São Paulo, sábado, 09 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antero pede demissão de Meirelles e ataca governo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Apesar da sessão vazia, o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) foi ontem à tribuna do plenário para fazer um duro discurso contra o governo -chamou o PT de "coveiro da ética"- e para pedir a demissão de Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, que sofre acusações de irregularidades financeiras e crime eleitoral.
Os ataques contra Meirelles são fortes no Senado -onde foi convidado para dar esclarecimento na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).
Por articulação do PT, a "convocação" acabou virando um "convite", sob argumento de que a atitude tem reflexos na estabilidade financeira.
O convite, porém, motivou até fogo amigo contra Meirelles. Em audiência com o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), o presidente interino, José Alencar, teria dito que gostaria de voltar a ser senador para poder "sabatinar" Meirelles na CAE. "Gostaria de voltar a ser senador só para poder questioná-lo", disse Alencar, segundo relato de Suplicy.
No encontro de mais de uma hora, anteontem, ambos se queixaram dos juros altos e da falta de transparência das posições individuais dos diretores do Copom.
No Senado, três senadores petistas tiveram de debater com Antero Paes de Barro para conter os ataques ao governo, ao partido e a Meirelles.
"Este é um governo que não demite ninguém, principalmente quando macula conceitos vinculados à ética", discursou o tucano. "Nem Meirelles tem a dignidade para sair do cargo, nem o governo tem a coragem de demiti-lo", completou.
A senadora Fátima Cleide (PT-RO) disse que, se houver problemas ligados a Meirelles, não seriam exclusivamente ligados ao PT, mas também ao PSDB, pelo qual Meirelles foi eleito deputado federal em Goiás antes de ser convidado pelo governo Lula para presidir o Banco Central.
O petista Tião Viana, senador pelo Acre, fez uma defesa da presunção da inocência e do direito à ampla defesa -garantias constitucionais- para Meirelles.


Texto Anterior: BankBoston envia ao BC dados sobre remessas
Próximo Texto: PT no divã: Partido foca o social e poupa Palocci no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.