São Paulo, quarta-feira, 09 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT dá cargos para derrotar Quércia

DA REPORTAGEM LOCAL

Às vésperas do início das convenções partidárias, o PT distribuiu mais de uma dezena de cargos na administração municipal para delegados do PMDB.
No "Diário Oficial" do dia 1º de junho aparecem, pelo menos, 19 nomeações de peemedebistas e de pessoas ligadas à sigla, entre as quais delegados do partido com direito a voto na convenção.
O PT, da prefeita Marta Suplicy, pré-candidata à reeleição, quer o apoio dos convencionais do PMDB para derrotar a tese de candidatura própria, defendida pelo presidente estadual peemedebista, Orestes Quércia. Para isso, os petistas contam com o apoio dos vereadores do PMDB, que compõem a base governista da prefeita na Câmara Municipal.
"Não tem nada a ver uma coisa com a outra. O Milton [Leite, vereador do PMDB] pediu meu nome no ano passado. Eu nem sabia. Passou o dia 1º, a regional me ligou. Fui tomar posse no dia 3", disse à Folha o delegado do PMDB Erivaldo Alves Freire, nomeado "auxiliar da juventude" da Subprefeitura de Pinheiros.
Em resposta, o Diretório Estadual do PMDB extinguiu o municipal, liderado por Milton Leite. Foi criada uma comissão provisória, alinhada a Quércia, que responderá pelo partido na capital até a eleição. Em nota, o PMDB estadual disse estar "sendo vítima de interferências e pressões de lideranças municipais do PT na nomeação" de peemedebistas.
Quércia não quis mencionar quais seriam essas lideranças. A Folha apurou que os peemedebistas creditam as nomeações a Rui Falcão (PT), pré-candidato a vice na chapa de Marta e ex-secretário de Governo, e a Ítalo Cardoso, presidente municipal do PT. Cerca de 180 militantes do PMDB têm direito a voto na convenção, que deve ocorrer no final de junho.
O ex-governador, resistente hoje a uma aliança com o PT, lançou como pré-candidato Michel Temer, presidente do PMDB. Quércia negou defender a candidatura por estar insatisfeito com o PT em razão da baixa participação do PMDB paulista na esfera federal.
"Não estou insatisfeito. Também não estou satisfeito. Estou indiferente. O PMDB nacional é que tem de estar satisfeito", declarou Quércia, em uma referência indireta às pastas de seu partido (Comunicações e Previdência).
O PT e o PMDB ensaiaram uma aliança, que fracassou quando os petistas escolheram Falcão para a vaga de vice. Além das nomeações, foi oferecida ao PMDB municipal a Secretaria da Habitação.
A prefeitura não comentou as nomeações. O PT municipal afirmou, em nota, que "é de conhecimento público a participação do PMDB no processo de reconstrução da cidade". Milton Leite disse estar "fechado" com Temer. (JD)


Texto Anterior: Eleições 2004: PFL decide apoiar Serra e deve indicar vice
Próximo Texto: Elio Gaspari: Contas de campanha, caso de polícia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.