São Paulo, terça, 9 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CORRUPÇÃO
Auditor responsável por investigação de contrabando sofreu atentado em abril
Receita afasta técnicos investigados

em Foz do Iguaçu

Pelo menos nove técnicos do Tesouro Nacional da Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu (PR) foram afastados dos trabalhos externos e estão exercendo funções burocráticas. Eles integram o grupo que estava sendo investigado pelo auditor-chefe da Receita, Jackson Alvir Corbari.
O auditor investigava o envolvimento de funcionários da Receita Federal e transportadoras em um "esquema de notas frias" na fronteira entre Brasil e Paraguai.
Corbari sofreu um atentado em abril, e a casa de seus pais em Santa Catarina foi invadida. O secretário nacional da Receita, Everardo Maciel, que esteve em Foz do Iguaçu com uma equipe especializada do órgão logo após o atentado, afastou Corbari da cidade. A Polícia Federal está investigando o caso.
A delegada da Receita Federal Maria Angélica Toledo de Castro, que afastou os técnicos, está viajando e ninguém quis comentar a transferência.
O delegado José Aderlei de Souza, da Delegacia Regional de Julgamento, ligada à Receita Federal, mas subordinada à Secretaria da Fazenda, confirmou ontem que alguns técnicos foram transferidos para sua delegacia.
A maioria dos investigados por Corbari pediu licença e outros ainda serão transferidos.

Atentado
Corbari sofreu o atentado no dia 24 de abril, em seu carro, quando foram disparados oito tiros.
O chefe do setor de criminalística da Polícia Civil de Foz do Iguaçu, Amaury Pereira Rosa, disse que a arma utilizada pelos autores do atentado foi uma pistola calibre 380. "Acredito que houve tentativa de homicídio", disse.
Pouco depois de assumir suas funções na delegacia, em 1996, Corbari descobriu um esquema de "notas frias", que contava com a participação de funcionários da Receita e transportadoras para passar contrabando pela ponte Internacional da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.