São Paulo, segunda-feira, 09 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embaixador diz que o governo combate racismo

DA SUCURSAL DO RIO

O embaixador Gilberto Vergne Saboia, 59, apontou dificuldades dentro do governo brasileiro para discutir políticas de ação afirmativa, mas disse que há práticas concretas de combate ao racismo. Saboia é secretário de Estado de Direitos Humanos e presidente do comitê preparatório da posição brasileira na África do Sul.
"O governo não é um bloco monolítico. Há discussões dentro do governo, a formulação concreta dessas políticas encontra algumas resistências, não é uma questão simples", afirmou.
Segundo Saboia, estão em estudo medidas para favorecer o ingresso de negros nas universidades públicas. Uma das discussões do governo nessa área é como garantir vagas para negros na educação pública sem rebaixar o nível de qualidade do ensino.
Como exemplo de ação concreta contra o racismo, Saboia citou a mudança dos currículos e livros escolares, para combater estereótipos contra a população negra.
Formação
Ele disse ainda que, no Ministério do Trabalho, 20% dos recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) usados na área de formação profissional são dirigidos a negros e pardos.
Outro exemplo citado pelo embaixador foi o projeto de atendimento aos casos de anemia falciforme (forma de anemia que ocorre quase exclusivamente entre negros e seus descendentes).


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Goiás: Disputa no Estado acirra racha na base
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.