São Paulo, sábado, 09 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TJ do Rio condenou pai de procurador

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

Apontado pelo filho, o procurador da Fazenda Nacional Glênio Sabbad Guedes, como titular da conta que recebeu dinheiro do publicitário Marcos Valério, o advogado Ramon Prestes Guedes de Moraes foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Rio por improbidade administrativa.
A condenação, de segunda instância, ocorreu em outubro de 2002. Guedes de Moraes foi considerado culpado da acusação de ter praticado "lesão ao erário" e "ofensa aos princípios da legalidade e moralidade administrativas" quando presidia a Junta Comercial do Estado do Rio.
O advogado recorreu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). O recurso ainda não foi julgado. Guedes de Moraes foi acusado de favorecer a Serasa S/A em procedimentos internos da Junta Comercial. Procurado pela Folha, o advogado se descontrolou assim que o repórter se identificou ao telefone. "Meu filho, para conversar comigo só com hora marcada, só com hora marcada", gritou ele, antes de bater o aparelho.
No acórdão da 16ª Câmara Cível do TJ, o pai do procurador foi condenado a pagar uma multa equivalente a dez vezes a remuneração que recebia como presidente da Junta Comercial, cargo exercido em 1992 e 1993. Guedes de Moraes teve os direitos políticos suspensos pelo período de cinco anos e foi proibido de contratar com o Poder Público durante três anos "ou dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente".
Certidões de cartórios do Estado do Rio apontam que, nos últimos quatro anos, Glênio Guedes adquiriu pelo menos nove imóveis em áreas nobres da zona sul carioca, além de dois apartamentos em um condomínio de luxo em Angra dos Reis e de estar construindo uma casa em Petrópolis. Esse patrimônio, na avaliação de empresas de corretagem, pode atingir R$ 5 milhões.


Texto Anterior: Outro lado: Pai de procurador redigiu pareceres, afirma Tolentino
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Rumo a 2006: Cristovam pede fim da reeleição contra crise; Serra rechaça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.