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Parceria faz parte de estratégia, diz empresa
Leia a seguir a nota divulgada
pelo Grupo Telemar.
A respeito da matéria publicada na edição de hoje,
8 de junho de 2005, do jornal "O Globo", na página 11, sob o título "Telemar é sócia de empresa de
filho de Lula", o Grupo Telemar esclarece que as
parcerias feitas com a empresa Gamecorp e com
outras produtoras de conteúdo multimídia fazem
parte da estratégia de negócios da companhia, de
ser uma operadora integrada para serviços que
são viabilizados por meio de tecnologias digitais
que, no mundo inteiro, avançam em direção à
convergência. O foco na oferta de produtos e serviços sinérgicos se mostrou vitorioso com a conquista da liderança da Oi, empresa de telefonia
móvel do Grupo, na região em que atua.
Com o acirramento da competição no setor de
telefonia móvel, a Oi tem buscado no mercado
parcerias capazes de criar valores agregados aos
seus serviços com o objetivo de fidelizar os clientes e, conseqüentemente, diminuir a taxa de perda
líquida de assinantes ("churn"), movimento comum no mercado de telefonia móvel. Desde sua
criação, em junho de 2002, a Oi desenvolve parcerias estratégicas no provimento de conteúdo, com
investimentos que, hoje, já somam mais de R$ 50
milhões. A Oi mantém contratos com empresas
dos mais variados segmentos, como produtores
de jogos com tecnologia avançada, integradores
de ring tones, rádios, emissoras de TV, além de
parcerias bem-sucedidas que garantem ganhos
expressivos de receita, como no caso da aplicação
de tecnologia de interatividade em programas de
reality show.
O processo de decisão empresarial de investimento na Gamecorp teve início no ano passado,
tendo a Telemar sido uma das companhias procuradas pela consultoria Trevisan Associados, para avaliação de interesse de aporte financeiro em
empresa de mídia provedora de conteúdo voltada
para o mercado jovem (games, dados e vídeo). A
Trevisan Associados foi responsável por processo
competitivo em que participaram outros concorrentes do mercado de telecomunicações que desejavam o mesmo tipo de parceria, que, no final do
processo, teve a Telemar como escolhida.
As características da empresa apresentadas pela consultoria -com a produção de conteúdo
que estimulam a interatividade e, conseqüentemente, geram tráfego-, bem como sua expectativa de aumento de produtividade e a garantia de
oferta de serviços exclusivos vinham ao encontro
da estratégia de negócios estabelecido pelo Grupo
Telemar, que busca parcerias que visam à fidelização do cliente Oi. Previamente à consolidação da
parceria, a companhia realizou análises técnicas
usuais a qualquer tipo de investimento em novos
empreendimentos. O negócio, que envolveu participação minoritária, de 35%, na empresa de provimento de conteúdo, tem se confirmado, apesar
do curto período decorrido, um investimento
acertado, confirmado com o aumento de produtividade da empresa, que produzia, no início do negócio, cerca de 40 minutos de conteúdo/dia e,
atualmente, produz, mais de quatro horas/dia.
Com o investimento realizado, o Grupo Telemar espera a ampliação do seu portfólio de conteúdo junto ao público jovem, fidelização dos
clientes, e conseqüente redução do "churn". No
setor de telefonia móvel, a média de perda de líquida de cliente chega a 25% e a simples redução
de 1% traduz um retorno muito superior ao valor
investido, podendo chegar a R$ 16 milhões -variável de acordo com a política de promoções no
setor de telefonia móvel nos próximos dois anos.
O Grupo Telemar reitera que todo e qualquer
negócio fechado pela companhia tem como premissa a avaliação do sentido econômico do negócio para o plano estratégico da empresa. Itens como saúde financeira, expectativa de crescimento
de produtividade e retorno são primordiais para
essa avaliação. Maior empresa privada do país, o
Grupo Telemar tem mantido elevado volume de
investimentos, que em 2005 atingirá cerca de R$
2,5 bilhões.
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