São Paulo, sexta-feira, 09 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para tucano, acordo beneficia campanha

RAYMUNDO COSTA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Para a campanha de José Serra, o acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional) ajuda sobretudo porque retira grande parte do componente emocional da eleição e evita manifestações como a de que o governo vive um final "melancólico" feita por Anthony Garotinho (PSB) no debate da TV Bandeirantes.
O episódio do acordo com o FMI é ilustrativo dos desencontros que ocorrem na campanha de Serra. Exemplo: o sociólogo Antônio Lavareda era um crítico da idéia de colar a imagem do candidato à do presidente Fernando Henrique Cardoso. Só que ele não sabia, como Serra, que o governo iria fechar um acordo com o FMI.
O conhecimento das negociações que o governo mantinha com o FMI permitiu que Serra sempre tivesse feito uma defesa enfática do acordo, sob o argumento de que ele eliminaria incertezas sobre o futuro da economia que poderiam prejudicar o emprego no Brasil. Foi a certeza de que o acordo sairia que levou Serra a fustigar adversários que apostariam no "quanto pior melhor".
Do ponto de vista de Serra, o acordo é bom também por não impor nenhum sacrifício adicional ao país e por dar estabilidade de pelo menos um ano para o próximo governo. O apoio incondicional dado por Serra ao acordo será explorado na campanha, que tentará fazer um contraponto às posições nem sempre firmes dos adversários.

Mudança
Por maior que seja o discurso sobre a questão, sua equipe garante que não será maior do que o discurso da mudança.
Pode ser, mas ontem o líder do PSDB na Câmara, deputado Jutahy Magalhães (BA), comemorava o desfecho da negociação com o FMI: "Quando o governo acerta, é óbvio que nos ajuda", disse.
Os tucanos julgam que "três pilares" da candidatura de Ciro Gomes (PPS) foram atingidos: credibilidade, competência e modernidade. "É ácido sulfúrico para qualquer candidatura", diz Jutahy Magalhães.


Texto Anterior: Tucano diz que tem apoio de Jarbas
Próximo Texto: Frente quer evitar embate Ciro-Serra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.