UOL

São Paulo, sábado, 09 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ABL

Nome de Niemeyer também é cogitado

FHC e Maciel são cotados para vaga na academia

DA SUCURSAL DO RIO

Dois dias após a morte do empresário e jornalista Roberto Marinho, já começam a surgir especulações sobre seu sucessor na cadeira 39 da Academia Brasileira de Letras. Para três acadêmicos que conversaram com a Folha, um dos nomes com maior aceitação, entre os que já estão sendo cogitados, é o do senador e ex-vice-presidente Marco Maciel.
Além de Maciel, foram cogitados os nomes do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do arquiteto Oscar Niemeyer. Segundo os acadêmicos, qualquer um desses três seria eleito. No caso de FHC, no entanto, a eleição não seria consensual. Além disso, há quem diga que o ex-presidente prefira esperar mais um tempo até se candidatar a uma vaga.
Segundo os integrantes da ABL que conversaram com a Folha, os acadêmicos buscam um nome de projeção nacional que agrade à família de Roberto Marinho.
Por essa razão, tem sido apontado também, com menos intensidade, o nome do arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal d. Eugenio Sales.


Texto Anterior: Crise municipal: Só 472 mil terão restituição do IR neste mês
Próximo Texto: Mídia: Roberto Irineu é novo presidente de conselho das Organizações Globo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.