UOL

São Paulo, sábado, 09 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruralistas na Bahia ameaçam repelir invasões

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

A Faeb (Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia) está estimulando os agricultores baianos a reagirem de forma "racional e irracional" a qualquer invasão do MST. "Temos de tomar as medidas que forem necessárias para manter a propriedade e a integridade física dos fazendeiros", disse o presidente da entidade, João Martins da Silva Júnior, 61.
Segundo Silva Júnior, a Faeb, que congrega 82 mil produtores rurais, está organizando seminários para ensinar "métodos de defesa" aos agricultores. "Vamos reagir com tiros e ponto final", disse o produtor rural Deroaldo Boida de Andrade: "Vamos usar armas legais e ilegais para repelir qualquer tentativa da invasão".
Na semana passada, a Faeb começou a distribuir uma cartilha com orientações jurídicas: "Criamos uma comissão de assuntos fundiários e estamos colocando os nossos advogados à disposição dos proprietários das fazendas", disse Silva Júnior.
O presidente da Faeb disse que os sem-terra são "baderneiros que não querem a reforma agrária", mas "criar uma instabilidade política".
Na Bahia, 18 mil famílias de sem-terra estão acampadas, a maioria no sul do Estado, disse o coordenador estadual do MST, Walmir Assunção. (LUIZ FRANCISCO)

Texto Anterior: Tensão social: MST saqueia dois caminhões em Alagoas
Próximo Texto: 188 integrantes de comunidade quilombola invadem área em MG
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.