São Paulo, segunda-feira, 09 de agosto de 2004

Texto Anterior | Índice

TODA MÍDIA - NELSON DE SÁ

Pinto no lixo

A imagem é de "um sagaz interlocutor presidencial", escreve Kennedy Alencar em sua coluna Brasília Online, ontem na Folha Online:
- Lula parece pinto no lixo.
É a expressão usada por Jamelão, quando da visita do então presidente Bill Clinton à Mangueira, em que ele tocou tamborim e bateu bola com Pelé.
Lula está assim, "pinto no lixo", feliz em meio ao tiroteio contra Henrique Meirelles, presidente do Banco Central.
Está feliz por causa das "boas notícias" na economia e por conta da visita que fez a Belo Horizonte. Segundo o blogueiro Jorge Bastos Moreno, na Globo On Line, Lula até "se emocionou com a receptividade" em BH.
Alencar acrescenta que "Lula recebeu pesquisas mostrando que houve melhora, ainda pequena", em sua popularidade, "coisa de cinco pontos".

 

Por outro lado, repercutiu durante todo o fim de semana o atropelamento por um dos batedores de Lula, também em BH, de um senhor de 83 anos. Na manchete do Jornal da Record:
- Enterrado o idoso atropelado pela comitiva de Lula.
O Jornal Nacional, no sábado, não deu manchete, mas falou do esforço de reação lulista:
- As despesas do funeral serão pagas pela Presidência, que enviou ao velório uma coroa de flores, em nome de Lula.
 

Para reforçar o máximo possível o repique nas pesquisas, o marqueteiro Duda Mendonça defende que Lula faça um pronunciamento em rede nacional, informou a Folha de ontem.
Até lá, mais populismo.
Moreno, no blog, adiantou anteontem uma entrevista com o treinador da seleção, Carlos Alberto Parreira -que, saindo de um encontro com Lula, derramou-se em elogios a seu "time político", inclusive José Dirceu, "um homem de liderança".
O técnico, como num eco das pesquisas de Duda Mendonça, saiu dizendo que na economia "o Brasil tem feito avanços muito fortes, muito importantes". Em suma, "é um sucesso".
Mas "faltam, evidentemente, o lado social, a educação e, o que não é fácil, a segurança".
Nunca é demais lembrar que a CBF de Ricardo Teixeira e o governo de Lula estão em estado avançado de aproximação.

Um e outro
Nos telejornais, para além das manchetes, as opiniões estão divididas ao meio em relação ao presidente do Banco Central.
Franklin Martins pergunta se "os erros são tão graves assim" e aponta "simplificações" e "campanha eleitoral em Brasília".
Já Boris Casoy diz que as denúncias "mostram uma gestão nebulosa do dinheiro" e fala em "explicações obscuras".

Mais e melhor
José Serra gostou do tema e repisa. Ontem, no site tucano, "reafirmou seu empenho para melhorar a saúde". Dele:
- A zona leste vai ter mais e melhores hospitais.
Sempre a zona leste.

Atraso
De sua parte, Marta Suplicy usou seu site para responder ao sem-número de ataques que ouviu calada, no debate da Band.
Foi no sábado. Com muito atraso e nenhuma repercussão.

Controle
Pelo menos um petista, o senador Cristovam Buarque, reagiu ao projeto de lei que cria o Conselho Federal de Jornalismo.
Em blog recém-criado, diz ele que o resultado "pode ser o controle da imprensa" e que "um projeto como este não deveria ser enviado ao Congresso".

OK
O "Guardian" já diz que Hugo Chávez vai vencer, no domingo. O "Financial Times" já diz que "companhias internacionais se convenceram de que ele é um homem com quem podem fazer negócio" -e estariam torcendo por sua eventual vitória.

Turismo
Mas Andres Oppenheimer, do "Miami Herald", vai ao ataque e afirma que os "observadores" convidados por Chávez não sabem do que se trata e viajam à Venezuela para fazer "turismo".
E para desmerecer quem faz observação eleitoral, de fato.

A GRANDE ESPERANÇA

Na abertura da febre midiática dos Jogos Olímpicos de Atenas, com direito a Glória Maria no alto do monte Olimpo, citando Platão para o "Fantástico", os jornais "New York Times", "Miami Herald" e outros apelaram a adjetivos como "fascinante" para falar de Daiane dos Santos. A "dramática" história da ginasta, que pode ser o primeiro negro a vencer na modalidade, é contada como os brasileiros já conhecem bem. "Nada sobre Daiane está de acordo com o perfil de ginasta campeão", ela "chegou ao esporte tirada literalmente das ruas", "o poder de suas pernas é explosivo" etc. Já se teme até que a expectativa -criada pela própria mídia- seja demais para ela.


Texto Anterior: Memória: Juiz já determinou contratação de guarda particular
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.