São Paulo, domingo, 9 de agosto de 1998

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TREINAMENTO
Estudantes e jovens profissionais fizeram curso intensivo de jornalismo diário durante oito semanas
Trainees fazem caderno sobre o cérebro

da Redação

Declarado alvo prioritário das pesquisas científicas norte-americanas desta década, o cérebro foi o tema escolhido para o caderno de conclusão do 27º programa de treinamento da Folha.
Depois de seis semanas de curso intensivo em jornalismo diário, os nove participantes do programa se dedicaram nas últimas duas semanas à tarefa de traduzir para o leitor como funciona o cérebro, quais os seus limites, o que se pode fazer para melhorá-lo e como evitar que ele seja danificado.
O objetivo do caderno foi pôr em prática os conceitos exercitados no treinamento. Os trainees foram responsáveis pela seleção de assuntos das reportagens, pela apuração e redação dos textos e pela edição e acabamento finais.
Também elaboraram os quadros e escolheram as ilustrações.
Na execução do caderno, foram orientados pelo editor de Exterior e Ciência da Folha, Jaime Spitzcovsky, 33. O coordenador de Artigos e Eventos, Rogério Ortega, foi o orientador do curso nas quatro semanas iniciais.
O programa da Folha foi criado em 1988, com o objetivo de identificar jovens talentosos e prepará-los para o jornalismo diário.
Em 27 edições, foram treinadas 142 pessoas, das quais 86% (122) foram contratadas ou prestaram serviço para o jornal.
"O programa foi uma chance de avaliar se eu tinha jeito para o jornalismo", diz Gustavo Ruffo, 21, que cursa direito na USP.
Para Ruffo, que pretende seguir a carreira de repórter, uma das vantagens do treinamento foi o contato com a rotina da Redação.
Spensy Pimentel, 22, recém-formado em jornalismo pela USP, inscreveu-se para o programa porque queria adquirir experiência prática. "O curso deixa você mais preparado para enfrentar o ritmo industrial do jornal."



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