São Paulo, segunda-feira, 09 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERNAMBUCO

Oposição ao governador recupera tempo na TV

TRE recua em decisões polêmicas que puniam adversários de Jarbas

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Pernambuco recuou em duas punições polêmicas impostas a adversários do governador e candidato à reeleição, Jarbas Vasconcelos (PMDB).
O tribunal reconsiderou as decisões de retirar do ar, na íntegra, a propaganda eleitoral petista programada para ir ao ar semana passada e devolveu ao senador e candidato à reeleição Carlos Wilson (PTB) o direito de aparecer nas inserções de rádio e TV.
Com a revisão das punições, o PT perdeu apenas 1 min dos 2 min e 53 seg de seu programa eleitoral na TV. O desembargador auxiliar Maurício Albuquerque, que reformou a decisão, entendeu que havia exagerado na pena, imposta devido à veiculação de uma sátira de 30 seg contra a administração estadual.
No caso do senador, o juiz da propaganda eleitoral Antonio Fernando Martins disse que a defesa apresentou "argumento irrefutável" contra a decisão anterior.
Wilson havia perdido o direito de aparecer nas inserções de rádio e TV até o fim da campanha eleitoral por ter, supostamente, esgotado a sua cota de 60 aparições ao invadir o horário destinado aos deputados estaduais.
Apesar dos recuos, o tribunal manteve sua decisão mais polêmica: a suposta "censura prévia" aos adversários de Jarbas.
Por 3 votos a 2, o TRE proibiu a oposição de exibir, na propaganda de rádio e TV, imagens e vozes do governador e de seus aliados no Estado.



Texto Anterior: Controle Público: Políticos têm R$ 2,871 bi de patrimônio declarado
Próximo Texto: Imprensa: Folha recorre de decisão da Justiça Eleitoral sobre direito de resposta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.