|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Indicadores revelam elitismo do ensino brasileiro
FERNANDO ROSSETTI
da Reportagem Local
O favorecimento do ensino superior em detrimento do ensino
básico explica porque o Brasil tem
um desempenho tão medíocre nos
indicadores de educação do Relatório das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Humano.
No período de 1990 a 1995, 56%
dos recursos públicos gastos em
educação no país foram para o 1º e
2º graus e 26% para o ensino superior, segundo o relatório. Isso dá
uma proporção de aproximadamente dois para um. No Chile e na
Argentina a proporção é de quatro
para um. Nos EUA, três para um.
Na Coréia, dez para um.
O número de matrículas em cada nível de ensino mostra como o
perfil brasileiro de investimento
público na educação é elitista.
O Brasil tem 34 milhões de alunos no ensino fundamental (1º
grau), 7 milhões no ensino médio
(2º grau) e apenas 1,8 milhão no
ensino superior -uma proporção
de 20 alunos de 1º e 2º graus para 1
de ensino superior.
Resultado: os poucos afortunados que passam pela "peneira"
empobrecida da educação básica
encontram um ensino superior
proporcionalmente riquíssimo.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|