São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PMDB quer prioridade caso tucano seja eleito

KENNEDY ALENCAR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PMDB julga importante José Serra ampliar suas alianças no segundo turno, mas já deixou claro para o candidato tucano que, por ser um aliado de primeira hora, quer um bilhete da primeira classe no eventual governo.
Ou seja, na formação do eventual governo deseja ter a preferência na escolha de três ministérios prometidos por Serra, bem como assegurar uma das presidências das duas Casas do Congresso.
Antes do início das articulações de Serra e do presidente FHC para rearticular a base de sustentação da candidatura, houve uma conversa definitiva entre as cúpulas do PSDB e do PMDB. Serra reafirmou o compromisso de dar preferência aos peemedebistas, segundo apurou a Folha.
Por isso, o PMDB não pretende colocar obstáculos à reaproximação de Serra com o PFL e com o PTB. A maioria dos grandes caciques pefelistas ficou com Ciro Gomes (PPS) no primeiro turno. O PTB apoiou Ciro oficialmente.
Ao mesmo tempo em que planeja estar no núcleo principal de um governo Serra, a ala governista do PMDB tem contato com Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Com trânsito na cúpula governista, o candidato a governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) já fechou apoio a Lula e não será incomodado pela direção. Argumento: Serra preferiu apostar no adversário de Silveira, o governador Esperidião Amin (PPB). Logo, não caberia cobrança, diz a cúpula do PMDB.
Fora essa cisão, que mantém com Lula um canal da ala governista, a derrota eleitoral de caciques da ala oposicionista faz a cúpula do PMDB avaliar que será importante na formação da base parlamentar do eventual governo Lula. Dificilmente os oposicionistas, que apoiaram Lula desde o começo da campanha, terão força para conquistar o partido.
Como os governistas controlam 70% da máquina partidária federal, o PT de Lula, que deseja atrair o partido em caso de vitória, terá de negociar com o grupo se quiser ter o partido na base parlamentar.


Texto Anterior: Partido deve recomendar hoje voto em tucano
Próximo Texto: Tasso anuncia apoio a Serra com 'limitações'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.