São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aécio quer que relação PT-PSDB não se 'agrave'

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAETÉ (MG)

O governador eleito de Minas Gerais, o tucano Aécio Neves, deu ontem o seu mais direto recado ao PSDB. Disse ele que o partido "tem que estar compreendendo" o recado das urnas e estar preparado para trabalhar com setores do PT, PDT e PPS após as eleições, vencendo ou não José Serra.
"Percebo com clareza que houve uma tendência manifestada pelo caminho da centro-esquerda, pelo caminho mais progressista, de uma valorização maior das ações sociais, e o PSDB tem que estar compreendendo isso."
Esse recado Aécio dará hoje na reunião que Serra fará com os seus aliados para discutir as estratégias de campanha. Mas, para que isso ocorra, ele considera fundamental que a campanha não descambe para os ataques.
Com essa retórica, Aécio prepara terreno para seu relacionamento com um eventual governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com o Estado em crise financeira e contando com débitos federais para fechar suas contas, o tucano sabe que precisará ter um canal aberto em Brasília.
Aécio disse que acredita na vitória de Serra, mas que, se o tucano não vencer, o PSDB deve estar pronto para colaborar com os projetos de inclusão social. "Eu defenderei dentro do PSDB que não haja uma posição sectária se eventualmente não vencermos as eleições", afirmou.
Mas defendeu também a contrapartida petista no caso de Lula perder. "Vejo essa proximidade entre setores do PT, não falo de todo o partido, setores do PSDB, e de vários outros partidos progressistas, como PDT, como o PPS."
"Defendo que haja solidariedade ao próximo presidente, qualquer que seja ele. Nem Serra, nem Lula governará exclusivamente com as bases que hoje lhes dão sustentação. E ambos sabem bem disso", afirmou.
"Não podemos agravar uma relação que dificulte no futuro encontros pontuais dentro de determinado projeto, dentro de uma agenda mínima no Congresso, por exemplo", disse o tucano.



Texto Anterior: Tasso anuncia apoio a Serra com 'limitações'
Próximo Texto: Segundo Turno: Lula acerta coalizão com PDT e PPS de Ciro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.