UOL

São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

União pagou para Benedita "orar" em Buenos Aires

DA REDAÇÃO

A ministra Benedita da Silva (Assistência Social) viajou no dia 24 de setembro para participar de um encontro com evangélicos em Buenos Aires, com as despesas pagas pelo governo. O motivo oficial da viagem -a participação da ministra "12º Desayuno Anual de Oração"- foi publicado em portaria no "Diário Oficial", assinada pelo presidente interino da República, José Alencar.
Diante da repercussão, Benedita agendou de última hora um encontro com a ministra do Desenvolvimento Social da Argentina, Alícia Kirchner, no dia 25.
O Ministério Público Federal abriu um procedimento administrativo para investigar o uso de recursos públicos em benefício próprio. Benedita se defendeu afirmando que, por um erro de seu ministério, apenas o primeiro de seus compromissos em Buenos Aires acabou sendo publicado. O ministério, porém, não publicou nenhuma correção da portaria, acrescentando os demais compromissos supostamente agendados.
Alegou ainda que sua função não a impedia de exercer outras atividades: "A Benedita não é apenas assistente social. Ela faz parte do Conselho Mundial das Igrejas".
O PSDB pediu uma investigação. A juíza substituta da 5ª Vara Federal do Paraná Ana Carolina Morozowski acolheu uma ação popular movida por um vereador do PSB de Paranaguá (PR) que pede o ressarcimento ao erário do dinheiro gasto pela ministra na viagem.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Medida que autorizou viagem de ministra à Argentina é irregular
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.