UOL

São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RONDÔNIA

Garimpeiros fecham estrada contra proibição de trabalhar em reserva indígena
Em protesto contra a proibição de explorar diamantes na terra indígena Roosevelt em Rondônia, 200 garimpeiros bloquearam por 21 horas a BR-364 em Pimenta Bueno (521 km de Porto Velho). A estrada faz ligação com Mato Grosso é o principal acesso ao Estado. O protesto terminou às 10h30 de ontem. A fila de carros e caminhões alcançava 20 km de comprimento.
Três deputados da Comissão de Direitos Humanos da Câmara devem visitar hoje a aldeia para apurar se índios "foram comprados" para permitir atividades econômicas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, no protesto os garimpeiros acusaram os índios de permitirem a exploração de diamantes só para algumas pessoas. A Funai (Fundação Nacional do Índio) informou que não há invasões ou atividades econômicas nas terras. Na divisa entre MT e RO, a área tem 10 milhões de ha, onde vivem 1.600 índios cintas largas.
No Rio Grande do Sul, um grupo de 300 sem-terra invadiu ontem duas fazendas em São Jerônimo (68 km de Porto Alegre). As áreas pertencem ao Estado, compradas há um ano e meio pelo governo petista de Olívio Dutra (ministro das Cidades) para a reforma agrária.
O governador Germano Rigotto (PMDB), prometeu, em 4 de setembro, regulamentar os assentamentos informais no local. (AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE E CAMPO GRANDE)


Texto Anterior: Campo minado: Confronto mata pelo menos três em RO
Próximo Texto: Memória: Presidente comparece a velório de Martinez e evita encontrar Collor e Brizola
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.