São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / SÃO PAULO

Aprovação da gestão Kassab chega a 61%

Índice supera o recorde anterior obtido por Paulo Maluf em dezembro de 1996, quando pepista obteve 57% de aprovação

Segundo o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, índice é efeito da campanha do DEM no primeiro turno, que mostrou realizações


Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem
Gilberto Kassab brinca com o gorro do padre Rosalvino, que devolve em seguida, durante vistoria de um viaduto na Radial Leste

RANIER BRAGON
EM SÃO PAULO

Três dias após chegar em primeiro lugar na disputa paulistana, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) obteve a maior aprovação à sua gestão, atingindo índice recorde desde pelo menos Jânio Quadros (86-88).
Pesquisa Datafolha concluída ontem mostra que 61% da população considera ótima ou boa sua gestão.
A alta de Kassab foi obtida em boa parte durante a campanha eleitoral, ocasião em que o prefeito foi dono do maior tempo em TV e rádio no programa eleitoral gratuito.
Com o índice, o democrata supera Paulo Maluf (93-96) como o prefeito mais bem avaliado pela população paulistana em um final do mandato -o pepista obteve aprovação de 57% dos entrevistados em dezembro de 1996.
Em comparação com a última pesquisa, realizada nos dias 29 e 30 de setembro, a popularidade de Kassab saltou 12 pontos percentuais. O Datafolha realiza esse tipo de aferição desde o governo de Jânio.
Kassab se elegeu como vice de José Serra (PSDB) e assumiu a prefeitura no início de 2006, quando o tucano saiu para disputar o governo do Estado. Nestes dois anos e meio de administração, o democrata chegou a amargar um índice de rejeição de 42% (ruim ou péssimo) em março de 2007, um ano após assumir a cadeira. Agora, apenas 13% desaprovam sua gestão -mesmo índice observado na pesquisa anterior.
"Tem que relativizar bem esses números. Primeiro, é um efeito do fato de ele ter ultrapassado a Marta no primeiro turno, ou seja, o efeito da vitória. Segundo, é toda a campanha do primeiro turno que mostrava as benfeitorias na prefeitura. Tudo isso ajuda a elevar a sua avaliação", afirma o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino.
A maior popularidade de Kassab está entre os que possuem renda familiar de mais de dez salários mínimos (76%), entre aqueles com nível superior de escolaridade (70%) e entre os que moram nas regiões sul (71%) e centro (71%). O Datafolha mostra ainda que 29% dos que votaram em Marta aprovam o governo de Kassab.
A nota média dada ao democrata (de zero a dez) subiu de 6,2 para 6,6.
Tendo superado Marta Suplicy (PT) no primeiro turno por 0,8 ponto percentual dos votos válidos, o prefeito atinge popularidade que se aproxima da que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva obtém nacionalmente -64%.
Marta também obteve seu maior índice de aprovação no final de sua gestão (01-04) -49%. Na ocasião, a petista encerrava o mandato sem ter conseguido a reeleição (havia sido derrotada por José Serra), diferentemente da atual situação vivida por Kassab, que lidera a disputa paulistana.


Texto Anterior: Metodologia: Datafolha ouviu 1.906 eleitores no município de São Paulo
Próximo Texto: Apesar das investidas do Planalto, PTB declara apoio a democrata
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.