São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Votação recorde não livra PMDB de derrotas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PMDB saiu das urnas no último domingo como campeão no número de prefeitos eleitos e dono da maior votação nominal no país. Isso, porém, não livrou o partido de derrotas significativas.
A principal delas foi no Maranhão, Estado onde o clã da família Sarney disputa a hegemonia com o PDT, do governador Jackson Lago. Em 2004, os peemedebistas saíram das urnas com 41 prefeituras, contra 10 do PDT.
O troca-troca partidário fez o PMDB crescer - o partido está em 45 prefeituras hoje, de acordo com dados da Confederação Nacional de Municípios. Mas, no domingo, o jogo no Estado virou. O PDT chegou ao poder em 65 municípios. O PMDB só ganhou em 16, ou seja, perdeu 29 prefeituras.
No Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral emplacou o candidato do partido, o recém-filiado Eduardo Paes, no segundo turno na capital. Mas o partido foi mal no interior.
Em 2004, sob a liderança do ex-governador Anthony Garotinho, o partido saiu das urnas com 41 prefeitos. Amealhou mais oito prefeituras, por meio da cooptação de prefeitos eleitos para o partido, e hoje tem 49 prefeituras no Estado. No domingo, porém, só conseguiu emplacar 32 prefeitos.
No Paraná, o governador Roberto Requião (PMDB), também sai mais fraco desta eleição. Em 2004, o partido elegeu 121 prefeitos no Estado e, por meio do troca-troca partidário, chegou a 181 prefeituras hoje. No domingo, entretanto, só elegeu 138. Na capital, Curitiba, a derrota foi ainda mais significativa. O candidato de Requião, Carlos Moreira, obteve apenas 1,9% dos votos válidos, e ficou em terceiro. Reeleito, turno, Beto Richa (PSDB) ainda se credenciou para disputar o governo em 2010.
Em São Paulo, o partido segue encolhendo sob a liderança do ex-governador Orestes Quércia. Em 2004, o PMDB elegeu 89 prefeitos, perdeu um (hoje tem 88), e saiu das urnas com 68 prefeituras. O pior desempenho do partido foi registrado na região sudeste, onde perdeu 43 prefeitos no total. (LS e AG)


Texto Anterior: Eleições 2008 / Balanço: Eleição muda partidos líderes em 11 Estados
Próximo Texto: PMDB espera herdar maioria dos votos de ACM Neto em Salvador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.