UOL

São Paulo, terça-feira, 09 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIÁRIO DE VIAGEM

Lula se cansa e não consegue terminar passeio na tumba do faraó

Presidente visita as pirâmides

DO ENVIADO ESPECIAL AO CAIRO

O presidente teve um momento turístico em sua viagem ontem à tarde. Visitou as pirâmides Queóps, Quéfren e Miquerinos, além da esfinge. Ficam em Gizé, um distrito da cidade do Cairo, e foram construídas aproximadamente a partir de 2600 a.C.
O passeio começou às 16h15 e terminou às 17h20. Bem-humorado, o presidente fez poses para os fotógrafos. Depois de avistar a pirâmide Queóps, Lula ouviu uma sugestão para assistir ao pôr-do-sol em outro lugar. Preferiu entrar na pirâmide para ver a tumba do faraó.
O caminho interno na pirâmide é estreito e há uma subida íngreme de 20 metros. O presidente, que estava de terno e gravata, subiu e foi acompanhado pela primeira-dama, Marisa Letícia, e mais um grupo grande de assessores, seguranças, diplomatas e jornalistas.
A descida foi delicada. "Marisa, desce de costas", disse o presidente. Nem todos chegaram até a tumba do faraó. "Parei antes da tumba da rainha", disse Lula ao descer, suando bastante. Ao sair, cansado, Lula recebeu um cigarro para uma tragada.

Atraso
Antes, o presidente havia enfrentado um atraso de uma hora para o encontro com o colega egípcio, Hosni Mubarak que, tenso, batucava com os dedos no púlpito onde esperava para falar.
Lula tinha chegada marcada para o Cairo às 11h (7h em Brasília). Chegou ao meio-dia. O pronunciamento conjunto do brasileiro e de Mubarak era para acontecer às 12h15. Ambos entraram na sala do Palácio de Heliópolis apenas às 13h05.
O atraso do brasileiro ocorreu, segundo a comitiva, porque um veículo se perdeu a caminho do aeroporto de Dubai (Emirados Árabes Unidos), etapa anterior da viagem.
Mubarak tinha viagem marcada para Genebra na parte da tarde. No final do pronunciamento de ambos, cada um responderia a duas perguntas da mídia. Mubarak desconsiderou a primeira e respondeu a segunda apenas em árabe, para jornalistas locais. Lula não respondeu a perguntas. (FR)


Texto Anterior: Viagem ao oriente: Autoridade Palestina convida Brasil para negociação de paz
Próximo Texto: Marisa recebe jóias de mulher de xeque
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.