São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SC quer reunião de Lula com governadores

Alan Marques/Folha Imagem
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB)


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), propôs ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que convoque todos os governadores para uma reunião "que só tenha fim com a aprovação de uma proposta de reforma fiscal, tributária e previdenciária".
Segundo ele, o presidente concordou, e provavelmente essa reunião vai acontecer em breve.
Até a conclusão desta edição, o Palácio do Planalto não havia se pronunciado sobre o assunto.
As prometidas reuniões frequentes entre o presidente e governadores viraram um problema, porque Lula teme ouvir pedidos para renegociação dos acordos de rolagem das dívidas estaduais -coisa que já foi descartada pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho. O Planalto analisa, por exemplo, fazer reuniões por regiões do país, mas é grande a pressão por um encontro com os 27 governadores.
Luiz Henrique acha que não é o caso de convocar uma reunião para discutir as dívidas dos Estados. "Se você resolve a questão da dívida, resolve um problema imediato, mas não resolve o problema em profundidade. Para isso são necessárias reformas", disse.
Luiz Henrique também recomendou a Lula que convoque os cinco governadores do PMDB, o presidente do partido, Michel Temer, e os líderes nas Casas para discutir a formação de uma eventual aliança no Congresso.
O governador pediu ainda que o governo federal leve adiante a licitação para a continuação da duplicação da BR-101. A licitação foi suspensa por 60 dias pelo ministro dos Transportes, Anderson Adauto, que paralisou 50 projetos lançados às pressas no final do governo anterior. Segundo ele, Lula apoiou sua reivindicação, porque considera essa obra fundamental para seu governo. Luiz Henrique também foi recebido ontem em audiência pelo ministro.


Texto Anterior: União x Estados: Secretário pede revisão de Lei Fiscal
Próximo Texto: Procuradoria vai apurar contas do Espírito Santo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.