São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Neo-aliados elogiam partido, mas esquerda petista cobra mudanças

DA REPORTAGEM LOCAL

DA REDAÇÃO

O PT chega ao jubileu de prata elogiado por novos aliados e visto com ressalvas pela esquerda da sigla e colaboradores históricos.
Para Valdemar Costa Neto, presidente do PL, o partido amadureceu e buscou o consenso para chegar ao Planalto. A sigla é símbolo da ampliação das alianças petistas que resultou na eleição de José Alencar como vice-presidente.
A idéia de evolução do PT também é defendida por Roberto Jefferson, presidente do PTB. "O PT hoje é mais moderado, é partido de poder. É muito maior do que há 25 anos. O PT era muito clerical, sindical e intolerante", diz ele.
Ao partido, Jefferson daria, como presente pelo jubileu, uma caixa de Romanée-Conti, o polêmico vinho, avaliado em R$ 8.500, com o qual presidente Lula brindou na campanha de 2002.
A avaliação de Raul Pont (PT-RS), da esquerda do partido, é menos otimista. "Estamos lutando contra essas tendências de diluição do partido, a tendência de sermos mais eleitoreiros ou eleitorais e menos militantes", afirma. De presente, ele diz ter dado à sigla a "Carta aos petistas", documento das tendências à esquerda, que cobra do governo mudanças de rumo e mais debate interno.
O aliado Luiz Marinho, da CUT, diz que o maior presente o partido tem nas mãos, o Planalto, mas que "falta uma política econômica que ouça menos o sistema financeiro". Já o prefeito do Rio, César Maia (PFL), alfineta: "Um livro de administração do Peter Drucker [guru da gestão empresarial]" é o presente que daria ao PT. (CÁTIA SEABRA)

Texto Anterior: 25 anos: De "centro", PT já não depende da velha base, dizem analistas
Próximo Texto: Alckmin cobra coerência entre discurso e prática
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.