São Paulo, terça-feira, 10 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procurador vai cudar do caso

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A corregedora-geral da União, ministra Anadyr de Mendonça Rodrigues, nomeou ontem um procurador federal de sua equipe para cuidar especificamente do caso Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia). Ontem, a ministra esteve em vários órgãos federais em busca de mais dados sobre a corrupção e os desvios de verbas públicas na autarquia.
Anadyr, segundo informou sua assessoria, não vai divulgar o nome do responsável pelo caso Sudam. Ela também não fixou prazos para apresentar um relatório sobre a autarquia, mas disse que pretende que ele saia "o mais rápido possível".

Documentos
Ontem, Anadyr passou o dia em busca de documentos sobre a Sudam. Por volta do meio-dia, entregou ofício ao presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), ministro Humberto Souto, requerendo informações sobre auditorias e inspeções feitas no órgão.
Logo depois, a ministra teve um encontro com o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro. Ela pediu que Brindeiro indicasse um procurador da República para acompanhar, na Corregedoria Geral da União, os procedimentos administrativos e inquéritos sobre a Sudam.

Polícia Federal
Às 16h30, Anadyr reuniu-se com o diretor-geral da Polícia Federal, Agílio Monteiro Filho.
Na PF, a ministra entregou outro ofício pedindo que sejam também repassadas à Corregedoria todas as informações sobre o caso Sudam, inclusive a degravação das fitas com 369 telefonemas que revelou um esquema de corrupção na autarquia.
A informação foi divulgada pela revista "Veja" no fim de semana.
No final da tarde, Anadyr recebeu o interventor da Sudam, José Diogo Cyrillo.
Diogo Cyrillo entregou à ministra uma pasta com o resumo das atividades do grupo especial de trabalho responsável por uma auditoria em alguns dos projetos da Sudam.
Ele disse à corregedora-geral que já tem uma pilha de documentos que alcança quase dois metros.
(WILLIAM FRANÇA)

Texto Anterior: "Cabe ao próprio Jader se defender", afirma ministro
Próximo Texto: Itamar vai à Justiça contra senador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.