São Paulo, sábado, 10 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assessor do governo critica Gilmar Mendes

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, recomendou ontem ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, que ele evite críticas públicas ao presidente Lula e que fale "mais nos autos do que nos microfones".
O STF disse que Mendes "não comentará frase proferida por um assessor".
Em discurso anteontem, Lula disse que "nós não podemos ficar subordinados a cada eleição a que um juiz diga o que a gente pode ou não pode fazer". Mendes retrucou que "todos nós estamos subordinados à Constituição e à lei", o que motivou a reação de Marco Aurélio.
O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, também afirmou ontem que Lula está certo ao reclamar de multas da Justiça Eleitoral, pois as regras de conduta no ano da eleição são muito "subjetivas": "A legislação tem que ter regras claras; se não tem, fica muito ao poder subjetivo a análise de conduta".
Garcia negou que Lula tenha interesse em desafiar a Justiça Eleitoral, que multou o petista duas vezes. Mas ele declarou que Mendes deveria ser mais cauteloso com as palavras para "preservar o Supremo". (MÁRCIO FALCÃO)


Texto Anterior: PT faz ato com Lula e Dilma para rivalizar com evento tucano
Próximo Texto: Alencar desiste de concorrer ao Senado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.