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Ainda insuficiente, doação ao PV sobe 1.000%
EDUARDO SCOLESE
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Infladas por empresários
simpáticos à pré-candidatura
presidencial de Marina Silva, as
doações ao PV passaram de cerca de R$ 20 mil em todo o ano
passado para R$ 200 mil somente entre janeiro e março de
2010, um avanço de 1.000% até
o momento.
Esse salto, porém, não significa fartura na campanha da senadora acriana nem alívio no
caixa do partido.
Tal montante, oriundo de
pessoas físicas filiadas ou não à
legenda e alavancado por depósitos via internet, não consegue
cobrir nem mesmo a produção
do mais recente programa partidário de TV, veiculado no início deste mês e que consumiu
cerca de R$ 300 mil.
Os limites orçamentários
também travam o avanço da
pré-campanha da senadora.
As pesquisas de opinião, por
exemplo, usadas pela coordenação de campanha para guiar
os focos da agenda e dos discursos de Marina, têm sido encomendadas apenas diante de
"novos fatos", como no caso das
recentes inserções na TV. Isso
porque cada uma custa em torno de R$ 40 mil.
"A gente tem feito até menos
[pesquisas], justamente pela
falta de recursos. Ou seja, neste
momento ainda não podemos
fazer o que gostaríamos", afirma o secretário de finanças do
PV, Reynaldo Morais.
Outra limitação: por conta
das despesas com passagem e
hospedagem, nem todos os auxiliares da pré-campanha têm
acompanhado a senadora nas
viagens pelos Estados.
A partir de julho, com o início
oficial da campanha e o consequente aumento do ritmo de
deslocamentos, Marina deve
ter à disposição um jatinho. Alguns dos empresários simpáticos à sua candidatura já ofereceram suas aeronaves ao PV.
Marina trabalha para ter o
empresário Guilherme Leal,
fundador e presidente do Conselho de Administração da Natura e filiado ao PV, como o vice
de sua chapa. Ele pediu ao partido que aguarde até junho para
uma definição.
Por ora, o partido tem se virado com o dinheiro do Fundo
Partidário, como são chamados
os repasses às legendas definidos em lei. Por este meio, o PV
recebeu neste ano R$ 1,6 milhão, ante R$ 6,4 milhões do PT
e R$ 5,9 milhões do PSDB.
O sistema on-line do PV ainda não permite doações via cartões de crédito e de débito, apenas com boleto bancário. Oficialmente, o dinheiro é direcionado ao partido. Mas, na prática, é usado na pré-campanha
eleitoral de Marina.
A meta do PV é arrecadar R$
3 milhões dessa forma até o final da campanha, o que não inclui as doações de empresas. Só
a pré-campanha de Marina está
orçada em R$ 5 milhões.
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