UOL

São Paulo, sábado, 10 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente se emociona ao rever ex-sindicalista

DO ENVIADO A RIO BRANCO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emocionou-se ontem em Rio Branco ao reencontrar após anos o ex-líder sindical João Maia, um dos fundadores do PT-AC.
Maia, antigo líder de trabalhadores rurais, filiou-se posteriormente ao PFL e elegeu-se deputado federal. Em 1997, foi um dos acusados de ter recebido R$ 200 mil para votar a favor da emenda da reeleição, conforme revelou a Folha. O ex-sindicalista atualmente está doente.
O presidente, em um almoço para cerca de 150 pessoas, assistiu a um vídeo com imagens de visitas anteriores suas ao Acre. Em vários momentos, ele apareceu ao lado do líder seringueiro Chico Mendes, morto em 1988, outro dos fundadores do partido no Estado.
O presidente, com a voz embargada, fez um pequeno pronunciamento ao final do vídeo, em que relatou o dia em que foi procurado por Maia e Mendes, em São Bernardo do Campo, para discutir a criação do PT acreano, em 1980.
Foi neste momento que participantes do almoço revelaram a Lula que Maia estava na platéia. O presidente abraçou o ex-deputado.


Texto Anterior: Reformas: No Acre, Lula ataca "tecnocracia" de Brasília
Próximo Texto: Governador do PA falta a reunião com presidente
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.