São Paulo, segunda-feira, 10 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUDICIÁRIO

Corrêa completou 70 anos

Jobim assume hoje a presidência do STF

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O STF (Supremo Tribunal Federal) será presidido nos próximos dois anos pelo gaúcho Nelson Jobim, 58, o mais político de seus ministros e o mais afinado com o Planalto em alguns temas como a reforma do Judiciário.
A partir de hoje, ele exercerá interinamente a presidência do tribunal, em substituição a Maurício Corrêa, que está se aposentando compulsoriamente por ter completado 70 anos. Em seguida, será eleito pelos colegas, simbolicamente, para assumir o cargo.
Natural de Santa Maria, Jobim foi deputado pelo PMDB do Rio Grande do Sul e ministro da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso, que o nomeou para o STF em 1997. Logo após se tornar ministro, recebeu do PT o apelido de "líder do governo no STF" por causa de votos que supostamente beneficiariam FHC.
Em 2002, ele comandou as eleições na condição de presidente do TSE e teve a sua atuação colocada sob suspeita porque era amigo de José Serra (PSDB), mas concluiu seu mandato com o reconhecimento do PT à sua conduta.



Texto Anterior: Outras etnias se dizem discriminadas
Próximo Texto: Caso Waldomiro: Governo quer reeditar MP dos Bingos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.