São Paulo, domingo, 10 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confronto entre seguranças de terra de banqueiro e sem-terra fere três

Conflito é o segundo registrado em um mês em fazendas de Dantas no Pará

DA AGÊNCIA FOLHA
DA REDAÇÃO

Três sem-terra foram feridos a tiros ontem à tarde em confronto com seguranças da Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, na fazenda Maria Bonita, em Eldorado do Carajás (PA). A empresa é do banco Opportunity, de Daniel Dantas.
É a segunda vez em um mês que integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e seguranças da empresa entram em confronto. Em abril, oito sem-terra e um segurança ficaram feridos em uma troca de tiros na fazenda Espírito Santo, em Xinguara.
Segundo policiais militares que foram ao local ontem à tarde, os sem-terra disseram que os agricultores foram atingidos de raspão na cabeça, nos braços, nas pernas e nas costas.
De acordo com a assessoria da Santa Bárbara, seguranças seguiram os sem-terra dentro da fazenda após outro grupo de invasores ter matado cabeças de gado. Ao notar os seguranças, os sem-terra teriam trocado tiros com eles.
Aos PMs os sem-terra relataram que cerca de 20 agricultores foram surpreendidos dentro da fazenda pelos seguranças, que dispararam contra eles. Eles disseram ainda que não estavam armados.
A fazenda está invadida desde julho de 2008 e, apesar de a Justiça ter dado a reintegração de posse em agosto, cerca de 300 famílias continuam no local. Na época, a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), disse que a reintegração seria cumprida dentro da programação da Secretaria de Segurança.


Texto Anterior: Saiba mais: Atualmente cada juiz define "certo" e "errado"
Próximo Texto: Folha seleciona projetos de pesquisa sobre jornalismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.